Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20880
Título: Efeitos da participação orçamentária na relação entre orientação do valor social x folga orçamentária: um estudo experimental
Autor(es): Goveia, Gabriela Nogueira de
Palavras-chave: Orientação de Valor Social (OVS)
Participação orçamentária
Folga orçamentária
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar os efeitos da interação entre participação orçamentária e orientação de valor social na folga orçamentária. Para atingir esse objetivo, um cenário de alocação de recursos foi criado e os participantes assumiram a posição de um gerente de centro de investimento e o método experimental foi empregado. Um total de 52 estudantes de graduação em área de negócios contábeis participou no estudo experimental que utilizou o desenho fatorial 2 x 2 com a manipulação do fator participação orçamentária. Os resultados da pesquisa confirmaram a hipótese principal da pesquisa de que há interação entre participação orçamentária e orientação de valor social. Além disso, o estudo mostrou que individualistas incentivados pela participação orçamentária, em cenário de decisão de investimento, alocam menos recursos ao projeto que individualistas incentivados pela não participação orçamentária. Tal evidência corrobora com as principais proposições dos estudos empíricos sobre o tema.
Descrição: GOVEIA, G. N. Efeitos da participação orçamentária na relação entre orientação do valor social x folga orçamentária: um estudo experimental. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20880
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriela Nogueira de Goveia.pdfPDF - Gabriela Nogueira de Goveia618.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.