Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20888
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ramos, Álvaro Antônio Aquino | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T18:39:25Z | - |
dc.date.available | 2019-09-23T18:39:25Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20888 | - |
dc.description | RAMOS, Á. A. A. Aprendizagem intergeracional e letramento inclusivo: produção e consumo de produtos domissanitários. 2019. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho discute a inclusão da pessoa idosa na sociedade, por meio da aprendiza-gem intergeracional inserida às práticas de letramentos de consumo na vida cotidiana. Buscou-se repensar, refletir e reorientar práticas de letramentos por elas vivenciadas, tornando-as mais participativas na sociedade frente as demandas da leitura e da escrita. A pesquisa surge de um minicurso ligado ao projeto de extensão “Práticas de letramen-tos de pessoas idosas no cotidiano: traçando letras, esculpindo textos”, realizado em parceria com os departamentos de Educação (UEPB) e Química (UEPB), trabalho este no qual fui aluno bolsista pelo período de um semestre e aluno voluntário em outro momento também pelo mesmo período de tempo. O minicurso é voltado à produção e consumo domissanitários: detergente, desinfetante e sabão em barra (composição, uso doméstico, produção e consumo consciente). O trabalho atendeu nove pessoas não uni-versitárias (jovens e adultos), com aulas teórico-práticas ministradas por alunos dos cur-sos de Química, Letras e Pedagogia. Proposta interdisciplinar norteada pelos saberes da Química e discussões sobre Letramento fundadas nos pressupostos da Educação Popu-lar e Educação Inclusiva. Dessa proposta surgiu uma discussão qualitativa focada nas práticas de leitura e escrita baseadas nos saberes da Química refletidas nas atividades domésticas, as quais foram observadas pelos participantes através de um questionário qualitativo avaliativo. Estes dados relevam o retorno social desta atividade proposta quanto à promoção de um envelhecimento mais ativo e saudável, evidentemente, gerado nas trocas das aprendizagens intergeracionais quanto ao uso, consumo e produção de materiais de limpeza doméstica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Zélia Maria de Arruda Santiago | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Intergeracionalidade | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Envelhecimento | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem intergeracional e letramento inclusivo: produção e consumo de produtos domissanitários | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ÁLVARO ANTÔNIO AQUINO RAMOS.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.