Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20893
Título: Gênero: um estudo bibliométrico na produção científica dos congressos brasileiros de contabilidade
Autor(es): Santos, Andreza Bezerra dos
Palavras-chave: Congresso de contabilidade
Mulher
Produção cinetífica
Gênero feminino
Data do documento: 13-Jun-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Diante do crescimento das discussões sobre desigualdade de gênero, a pesquisa analisa a proporção entre gêneros da produção científica do congresso da Universidade de São Paulo de Contabilidade e Controladoria, do Congresso Brasileiro de Custos e do Congresso da Universidade de Brasília de Contabilidade e Governança, com o objetivo de verificar se há equilíbrio entre gêneros. A pesquisa se caracteriza como bibliométrica, descritiva e qualitativa-quantitativa. O universo de 2 278 artigos dos anais publicados entre 2013 a 2018 foi analisado em relação à identificação e à distribuição dos gêneros por artigo publicado. O CBC manifesta resultados de certa forma equilibrados, já os resultados do congresso da USP e do congresso da UNB apontam uma desproporcionalidade significativa entre gêneros em todos os anos analisados. A mesma realidade se repetiu ao analisar os artigos de acordo com a distribuição de gêneros: nenhum congresso apresentou quantidades proporcionais entre artigos exclusivos de mulheres e artigos exclusivos de homens. Conclui-se que, apesar do desenvolvimento de facilitadores a favor das mulheres, ainda há a menor participação delas na produção científica dos congressos brasileiros de contabilidade. Clarifica-se então a relevância da ampliação de discussões e da desmitificação da desigualdade de gênero na contabilidade, a fim de que seja possível aniquilar as exaustivas barreiras enfrentadas pela mulher, favorecendo, assim, a transformação para que o mundo seja moldado para todos os seres humanos.
Descrição: SANTOS, A. B. dos. Gênero: um estudo bibliométrico na produção científica dos congressos brasileiros de Contabilidade. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20893
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreza Bezerra dos Santos.pdf499.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.