Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20899
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Thayanne Lira | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T20:30:14Z | - |
dc.date.available | 2019-09-23T20:30:14Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.94 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20899 | - |
dc.description | BARBOSA, T. L. Importãncia do acompanhante terapêutico na inclusão de uma criança autista na escola: um relato de experiência. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência do acompanhamento terapêutico no processo de inclusão de uma criança autista na escola. Para isso, relatamos a experiência que vivenciamos em uma escola de rede pública de ensino na cidade de Campina Grande, Paraíba no bairro da Liberdade. O trabalho desenvolvido há mais de 1 ano e 7 meses, vem promovendo discussões acerca do trabalho do Acompanhante terapêutico, bem como suas contribuições e desafios. Temos como foco de discussão o trabalho do AT de uma criança com Transtorno do Espectro Autismo (TEA), aluna do 2º ano fundamental, do sexo feminino com 8 (oito) anos de idade, residente de Campina Grande- PB. Como referencial teórico, utilizamos autores como Leboyer (1987), Gómez e Terán (2014), Cunha (2015), entre outros e a leitura de documentos norteadores da Educação Inclusiva como o Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais – DSM V e a Lei 9394/96, que trata da Educação Especial. Os resultados mostram que a presença do acompanhante terapêutico na escola promoveu um grande avanço no sujeito, suas estratégias pedagógicas fizeram com que o seu aluno se tornasse cada vez mais autônomo e sua prática se tornou um importante recurso para a inclusão escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profª. Me. Livânia Beltrão Tavares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Acompanhamento terapêutico | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Importância do acompanhante terapêutico na inclusão de uma criança autista na escola: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - THAYANNE LIRA BARBOSA.pdf | 2.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.