Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20906
Título: Orçamento participativo: uma maneira inteligente de planejar o orçamento público
Autor(es): Araújo, Cícero Thiago Nunes
Palavras-chave: Orçamento público
Orçamento participativo
Administração Pública
Data do documento: 14-Nov-2017
Resumo: O presente trabalho procura mostrar a importância do Orçamento Participativo, tanto para a sociedade como para os gestores. Traz ainda conceitos tais como de Orçamento Público, ferramentas de planejamento da Administração Pública; Plano Plurianual - PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e Lei Orçamentária Anual - LOA, princípios orçamentários, dentre outros. O OP, Orçamento Participativo, tema principal do trabalho trata-se de uma metodologia inovadora sendo uma das formas de se planejar o Orçamento Público, forma esta que consiste em um instrumento democrático que busca a incorporação popular na elaboração orçamentária e com base no diálogo e na socialização de projetos, planejar e priorizar as ações que melhor atendam de forma igualitária a população.Dessa forma o OP – Orçamento Participativo se opõe ao método tradicional de elaboração orçamentária que perdura até os dias atuais na maioria dos estados e municípios, o qual permite que apenas o gestor, assessores e aliados mais próximos opinem sobre os projetos a serem inseridos no PPA – Plano Plurianual, como também as localidades que serão contempladas com os mesmos, deixando assim o futuro do desenvolvimento social na mão de um restrito grupo de pessoas que por muitas vezes agem em interesse pessoal onde deveriam visar o interesse da coletividade. Por outro lado o OP – Orçamento Participativo se faz interessante para os gestores por dividir as responsabilidades das tomadas de decisões com toda a sociedade diminuindo assim a insatisfação popular uma vez que foi a mesma em sua maioria que priorizou e escolheu tais ações que vão ser ou que foram implantadas em suas respectivas comunidades.
Descrição: ARAUJO, Cícero Thiago Nunes. Orçamento participativo: uma maneira inteligente de planejar o orçamento público. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20906
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícero Thiago Nunes Araújo.pdfPDF - Cícero Thiago Nunes Araújo704.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.