Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20911
Título: Gestão participativa: desafios na ação educativa
Autor(es): Davi, Maria de Fátima Gomes
Palavras-chave: Gestão participativa
Gestão escolar
Qualidade do ensino
Data do documento: 12-Jul-2018
Resumo: O trabalho aborda sobre a gestão participativa, onde se pretende mostrar que o trabalho do gestor para uma melhor educação no ambiente escolar necessita da participação de todos os envolvidos nesse processo, objetivando a formação sociocultural e intelectual com vistas a integrar a vida social dos educandos, uma vez que ambas fazem parte do processo de aquisição da aprendizagem e da integração dos mesmos com o meio em que vive. A educação será o elo que interligará esta corrente. Mediante uma pesquisa bibliográfica, baseada em Luck (2006), Libâneo (2004), Romão Padilha (2001), Colombo (2004), Ghanem (1998), Ferreira (2001), na LDB (1996) entre outros, teve como objetivo compreender a importância da gestão participativa no processo da construção do conhecimento, tendo em vista superar os desafios para melhorar a qualidade do ensino. Dentre os desafios, discute a autonomia e a concretização de uma escola que colabore para a formação de um cidadão pleno. Explicita, ainda, os desafios para concretizar a qualidade o ensino mediante a reflexão da ação da comunidade no fazer pedagógico. Ratifica, assim, a efetivação da gestão participativa, visto que a participação vivencia a pluralidade e tem em suas características, um caráter dialógico e participativo. Educar para a democracia o grande desafio para a educação brasileira.
Descrição: DAVI, Maria de Fátima Gomes. Gestão participativa: desafios na ação educativa. 2017. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20911
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fátima Gomes Davi.pdfPDF - Maria de Fátima Gomes Davi319.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.