Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20913
Título: O uso de tecnologias no ensino de geometria espacial: o caso dos corpos redondos
Autor(es): Oliveira, Wellington da Silva
Palavras-chave: Cilindro
Cone
Software Wingeom
Geometria espacial
Data do documento: 26-Jun-2019
Resumo: Atualmente o uso de recursos digitais está em bastante destaque no âmbito do ensino e aprendizagem, pois auxiliam na visualização e compreensão de conceitos matemáticos e geométricos. Neste sentido, este trabalho visa analisar os possíveis impactos da utilização do software Wingeom no estudo dos corpos redondos, Cilindro e Cone, em uma turma do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade do Congo – PB. Trata-se de uma abordagem qualitativa e descritiva, cujos dados foram coletados através de observação participante e registro dos dados de forma fotográfico no computador e papel. Foram executados dois tipos de intervenções: um sem o uso de recursos tecnológicos, que tem como características o uso de lousa, lápis e livro didático, e outra com o uso de tecnologias digitais, onde as aulas aconteceram no laboratório de informática da escola, fazendo uso do software Wingeom. Verificou-se que o trabalho com áreas e volumes do Cilindro e Cones retos, possibilitou o despertamento do alunado para a percepção do mundo ao seu redor, contribuindo com a compreensão dos conceitos matemáticos e geométricos e possibilitando a superação das dificuldades existentes. Sugere-se ao leitor o uso da didática apresentada no trabalho com a Esfera.
Descrição: OLIVEIRA, W. S. O uso de tecnologias no ensino de geometria espacial: o caso dos corpos redondos. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20913
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellington da Silva Oliveira.pdfPDF - Wellington da Silva Oliveira1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.