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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20914
Título: | O caso da metodologia de resolução de problemas e os estágios de regência: uma proposta para a formação do professor de matemática |
Autor(es): | Assis, Maciel de Souza |
Palavras-chave: | Estágio supervisionado Resolução de problemas Formação de professores de Matemática Professores de matemática |
Data do documento: | 26-Jun-2019 |
Resumo: | Este trabalho trata da Resolução de Problemas e os Estágios de Regência na formação inicial de professores de matemática. O objetivo deste trabalho consiste em contribuir para os licenciandos em Matemática, por meio de um processo de intervenção formativa que envolve teoria, prática e análise da Resolução de Problemas como metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática. Com o intuito de alcançar tal objetivo, realizou-se uma investigação qualitativa, mediante estudo do caso a seguir: um processo de intervenção formativa, com 18 alunos, de uma instituição pública da Educação Básica no interior do estado da Paraíba, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Bezerra Filho da cidade de Camalaú/PB na disciplina Matemática no EJA módulo II, que aborda a regência no Ensino Médio. Tal processo foi constituído por cinco fases: Elaboração de planos de aula, Simulação das regências de aula na disciplina Estágio Supervisionado III, Aplicação das regências em aulas de Matemática na escola onde o licenciando estagiava, e Análise do uso da Resolução de Problemas em termos de potencialidades e dificuldades didático-pedagógicas. A coleta dos dados foi realizada durante 4 meses no ano 2018, por meio de estudos de aula, análise documental, observação participante e regências, sendo analisados à luz dos pressupostos teóricos da análise de dados. Concluiu-se que o processo de intervenção formativa permitiu ao futuro professor: i) ampliar seus conhecimentos prévios e construir novos, ii) investigar sua própria prática docente, iii) contrastar uma metodologia com a outra, iv) refletir na e sobre a ação docente, e v) relacionar teoria e prática. Entende-se que este trabalho contribuirá para a área de Educação Matemática, pois o processo de intervenção formativa deu origem a uma metodologia de formação docente e também trouxe elementos para práticas pedagógicas efetivas na Educação Básica. |
Descrição: | ASSIS, M. S. O caso da metodologia de resolução de problemas e os estágios de regência: uma proposta para a formação do professor de matemática. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20914 |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
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