Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20917
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Paulo César de-
dc.date.accessioned2019-09-25T15:23:32Z-
dc.date.available2019-09-25T15:23:32Z-
dc.date.issued2019-07-24-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20917-
dc.descriptionSOUZA, P. C. A arte da música no ensino da matemática: uma análise de praxeologias possíveis. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo central analisar as potencialidades da música como contexto para trabalhar praxeologias matemáticas envolvendo conteúdos presentes nos anos finais do ensino fundamental. Para esta análise usamos a A Teoria Antropológica do Didático (TAD) que está inserida no contexto da Didática da Matemática. A TAD permite o estudo das práticas institucionais por meio das praxeologias. Em nosso trabalho, buscamos na música uma possibilidade de contextualização para problemas possíveis de estudar conceitos matemáticos. O trabalho foi dividido em duas etapas: na primeira refletimos sobre as relações entre a matemática e a música. Na segunda etapa, buscamos construir sugestões de atividades tendo como tema a construção de um Vidrofone, que é um instrumento musical feito com garrafas de vidro. A nossa pesquisa é qualitativa e exploratória. Observamos durante a construção do instrumento que o mesmo pode servir como contexto para discursão de vários conceitos matemáticos. Exploramos como exemplo de praxeologias os conceitos de volume e representação fracionária de números racionais. Esperamos que as atividades propostas possam surgir como alternativa para despertar nos estudantes o interesse pela matemática através da arte da música.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Dr. José Luiz Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPraxeologiapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.titleA arte da música no ensino da matemática: uma análise de praxeologias possíveispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo César de Souza.pdfPDF - Paulo César de Souza1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.