Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20923
Título: Intericonicidade: leitura imagética de charges representativas de gênero/masculinidade
Autor(es): Batista, Alcione Remígio
Palavras-chave: Charge
Identidade de gênero
Análise do discurso
Intericonicidade
Masculinidade
Data do documento: 29-Abr-2019
Resumo: Esta pesquisa trata-se de um estudo de charges representativas de gênero/masculinidade, tendo como foco a contribuição do texto imagético e da leitura numa perspectiva discursiva para a construção dos sentidos. Nesse sentido, temos as seguintes questões de pesquisa: Como a leitura de imagens a partir da intericonicidade influencia a produção de sentidos das charges representativas de gênero? De que forma a leitura discursiva das charges apresenta a representatividade de gênero/masculinidade na sociedade atual? Desse modo, temos como objetivo geral: Investigar as construções de sentidos que se manifestam nos discursos imagéticos das charges representativas de gênero/masculinidade e feminilidade através da intericonicidade. Como objetivos específicos, pretendemos: a) Compreender os discursos imagéticos presentes nas charges que apresentam a representatividade de gênero; b) Observar a relação intericônica nas representações de gênero/masculinidade e feminilidade das charges com outros enunciados dispersos na sociedade e; c) Analisar a contribuição das charges na construção de sentidos a partir da leitura discursiva no que concerne à representação do sujeito masculino na sociedade. Nesta pesquisa, constam (07) charges selecionadas, através do site Google, no período de março de 2018 a julho de 2018. A seleção das charges para a realização de nossa pesquisa teve como embasamento os discursos que perpassam o texto imagético e as vozes discursivas que estão presentes para a construção e produção de sentidos. A metodologia deste trabalho é, essencialmente, qualitativa, no que concerne à natureza dos dados, uma vez que se busca descrever os dados da pesquisa, preocupando-se com a compreensão e interpretação dos mesmos. Para fundamentar a pesquisa, temos como base o aporte teórico da Análise do Discurso e suas implicações na leitura de imagens e nas relações de intericonicidade (PÊCHEUX et al., 2007; ORLANDI, 2008; COURTINE, 2008; MILANEZ, 2009). Ainda são utilizados autores que nos possibilitam refletir acerca das disputas pelo poder, no que concerne à representatividade do gênero masculino (LIMA, 2016; MATTOS; CASTRO, 2011; OLIVEIRA, 2004), entre outros. Do modo como a sociedade retrata o papel do homem e da mulher, percebemos que houve mudanças significativas, uma vez que os papéis que cada sujeito exerce hoje parecem não ser como antes, bem definidos e/ou delimitados, pois verificamos uma unificação de papéis, na qual tanto o homem como a mulher podem exercer as mesmas funções, embora ainda exista a discrepância entre os direitos dos homens e mulheres, sobretudo no tocante ao mercado de trabalho e às instâncias sociais, porque mesmo com algumas alterações nos papéis dos sujeitos, ainda há uma obsessão pela diferenciação de gêneros.
Descrição: BATISTA, A. R. Intericonicidade: leitura imagética de charges representativas de gênero/masculinidade. 2019. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20923
Aparece nas coleções:VI - ELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alcione Remígio Batista.pdfPDF - Alcione Remígio Batista1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.