Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20924
Título: O Nordeste através da mídia digital: uma análise sociolinguística e cultural das publicações da fanpage nordestinos
Autor(es): Tavares, Vandecleide Braz
Palavras-chave: Redes sociais
Sociolinguística
Fanpage
Facebook
Representação nordestina
Data do documento: 30-Abr-2019
Resumo: Nesta pesquisa analisamos publicações presentes na fanpage Nordestinos da rede social Facebook, página virtual que comporta aproximadamente 3.000.000 usuários. O trabalho tem como objetivo observar como é construída a representação linguística e cultural do Nordeste através do uso da língua e de aspectos culturais nas publicações da fanpage. Construímos um arcabouço teórico que reconhece as diferentes áreas que contribuem para a nossa investigação, assim, utilizamos as teorias da Sociolinguística variacionista que diz respeito à relação entre língua e sociedade que é fundamental dentro do sistema linguístico, de acordo com o pensamento de Labov (2008). Além das contribuições da representação cultural expostas por Silva (2000), que aborda a representação identitária como um processo cultural, que determina identidades individuais e coletivas. O aspecto sociolinguístico (variação linguística) e a representação cultural foram importantes para que a língua pudesse ser analisada através de fatores representativos linguístico/culturais. Elementos essenciais que representam os falantes nordestinos e seus costumes no Facebook. Concluímos que a fanpage Nordestinos representa em suas publicações a língua através de expressões linguísticas identificadas por uma grande parte dos usuários da página, e outros elementos que representam aspectos culturais do nordeste, como: turismo, culinária, música e entretenimento e os aspectos simbólicos que envolvem a vida social, e, assim, o uso da língua. Então, podemos dizer que as publicações da página contribuem para que os usuários se identifiquem positivamente enquanto nordestinos através dos aspectos mencionados anteriormente. A partir da análise, percebemos que a fanpage além de representar a língua dos falantes nordestinos também generaliza o modo de falar destes, como se todos utilizassem as mesmas expressões expostas neste trabalho. Entretanto, é importante considerar que a língua varia e sofre modificações dentro de uma mesma região, estado, cidade ou comunidade.
Descrição: TAVARES, V. B. O Nordeste através da mídia digital: uma análise sociolinguística e cultural das publicações da fanpage nordestinos. 2019. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20924
Aparece nas coleções:VI - ELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vandecleide Braz Tavares.pdfPDF - Vandecleide Braz Tavares1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.