Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20936
Título: O ensino de língua portuguesa no Ensino Médio: a proposta dos documentos oficiais
Autor(es): Gomes, Sebastiana Aparecida Vidal
Palavras-chave: Ensino Médio
Língua portuguesa
Produção textual
Gramática normativa
Data do documento: 2-Dez-2014
Resumo: Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada com os documentos, que atualmente norteiam o Ensino Médio, a nível nacional. Assim nos propusemos a investigar como os parâmetros nacionais, sobretudo os PCNEM (2000), os PCN+ (2002) e as OCEM (2006) idealizam o ensino de língua materna. Para tanto nos debruçamos sob a análise das perspectivas teóricas subjacentes às reflexões apresentadas nos documentos, isto é, tomamos como referência conceitos, que a nosso ver, são os mais relevantes para o ensino de Português, quais sejam: o de língua/linguagem, texto e gramática. Em seguida avaliamos a coerência existente entre a teoria defendida nos respectivos materiais e as propostas metodológicas neles apresentadas, e por fim realizamos uma análise comparativa entre tais parâmetros. Para realizarmos tais análises tomamos como referência alguns estudiosos da área da Línguística como Marcuschi (2003), Camacho (2004) Bakhtin (1997), entre outros. Analisando os resultados da pesquisa, percebemos, em linhas gerais, que em termos teóricos, os documentos em foco se mostram em consonância com as mais recentes teorias que versam sobre o ensino de Português, ao passo que as propostas metodológicas, quando apresentadas, não são tão exploradas, e condizentes com o que se apresenta na teoria.
Descrição: GOMES, S. A. V. O ensino de língua portuguesa no Ensino Médio: a proposta dos documentos oficiais. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letras: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20936
Aparece nas coleções:VI - ELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sebastiana Aparecida Vidal Gomes.pdfPDF - Sebastiana Aparecida Vidal Gomes621.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.