Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20954
Título: Modelagem matemática para ondas rasas
Autor(es): Ferreira, Ednaldo Amorim
Palavras-chave: Hidrodinâmica
Equações diferenciais parciais
Sólitons
Ondas
Data do documento: 9-Jul-2019
Resumo: O presente trabalho pretende apresenta o conceito de ondas que se propagam em meios fluidos, suas diversas caracterizações naturais como formas e uma modelagem matemática adequada para equacionar seu comportamento no decorrer do tempo, pois é de grande interesse nas diversas áreas das ciências aplicadas e na industria de tecnologias modernas. Apresentaremos uma revisão bibliográfica sobre o comportamento de duas equações de onda em meio fluido: ondas rasas em um canal e os sólitons. Ambas requerem tratamentos matemáticos diferenciados, pois as equações diferenciais parciais que as descrevem são distintas, e requerem uma análise especial para sua compreensão, pois devemos levar em consideração as leis gerais que governam esse fenômeno como a conservação da massa, conservação da quantidade de movimento, e a conservação da energia, além disso essas EDP’s apresentam diferenças quanto a sua linearidade e dispersão. Nossa abordagem inicial partiu de um PIBIC, onde trabalhamos com soluções clássicas em EDP’s e um dos problemas propostos era o de ondas rasas oscilantes bidimencionais em um canal o que nos interessou em tratar ondas unidimecionais com o estudo dos sólitons. Temos duas equações modelos para este estudo, a equação de D’Alembert para ondas rasas em canal e a equação de Korteweg-de-Vries (KdV) para sólitons, ambas são EDP’s convenientes para modelar soluções para o fenômeno de ondas rasas em canal. O objetivo principal deste trabalho de conclusão de curso é compreender como equações diferenciais parciais distintas podem modelar o mesmo fenômeno. Para isto fizemos uma revisão bibliográfica das seguintes referência Mezala, Evans, Ulysses Sodré, Zachmanoglou and Dale W Thoe e artigos.
Descrição: FERREIRA, E. A. Modelagem matemática para ondas rasas. 2019. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20954
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ednaldo Amorim Ferreira.pdfPDF - Ednaldo Amorim Ferreira687.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.