Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20955
Título: O uso de modelagem matemática no ensino de Geometria
Autor(es): Silva, Rivânio Reicardo Santos
Palavras-chave: Matemática
Modelagem matemática
Ensino de Geometria
Data do documento: 19-Jul-2019
Resumo: A matemática é peça chave no desenvolvimento de uma sociedade mais crítica. A fim de contribuir com melhores práticas de ensino, este trabalho de conclusão de curso objetiva refletir sobre o uso da modelagem matemática como método de ensino de geometria. A Modelagem Matemática pode ajudar os alunos a melhor compreenderem os objetos matemáticos, haja vista que partindo de situações cotidianas e utilizando conceitos matemáticos chega-se a um modelo que representa tal situação matematicamente. No que diz respeito ao ensino de geometria, nota- se uma certa dificuldade por parte de alguns alunos em associar as ideias com suas respectivas representações; a modelagem matemática é uma alternativa que pode ser utilizada para superar essa dificuldade. Além disso, há também muitas possibilidades de se explorar modelações. Escolhemos realizar neste trabalho uma oficina explorando assuntos da geometria plana e da geometria espacial, como cálculo de área e volume. Utilizamos uma das propostas trazidas no livro: Modelagem Matemática no Ensino dos autores BIEMBENGUT e HEIN. Para trabalhar os assuntos acima citados utilizando como base embalagens. Dessa forma, buscamos uma prática que envolve sólidos comuns do cotidiano e conteúdos vistos em sala de aula. A oficina foi aplicada em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Solânea – PB. Após a apRElicação da oficina, resolvemos várias questões do ENEM as quais abordaram o conteúdo estudado em sala, com o intuito de ajudar com alunos com sua preparação voltada à prova. Como resultado, obtivemos uma boa compreensão sobre os assuntos estudados. Além disso, podemos destacar o nível de interesse dos alunos, que foi muito significativo. Percebemos isso por meio da resolução de questões.
Descrição: SILVA, R. R. S. O uso de modelagem matemática no ensino de Geometria. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20955
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rivânio Reicardo Santos Silva.pdfPDF - Rivânio Reicardo Santos Silva1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.