Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20967
Título: Abordagens dos aspectos de intervenções intermoleculares nos livros didáticos antes e após o PNLD
Autor(es): Flôr, Rafaele dos Santos Batista
Palavras-chave: Educação básica
Forças intermoleculares
Livro didático
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD
Data do documento: 16-Ago-2018
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo fazer uma análise da abordagem do conteúdo Interações intermoleculares em três livros didáticos (LD) de química do 1º ano do ensino médio usado antes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e nas obras didáticas selecionadas pelo PNLD para serem utilizadas no triênio 2018-2020. O PNLD foi criado para se fazer uma avaliação pedagógica dos livros antes de chegar à sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa e o objeto de estudo foram análises de sete LD para o assunto de interações intermoleculares. Consideramos o livro didático um instrumento determinante de ensino, sua análise pode fornecer indicativos do que é abordado em sala de aula. Para isso, foi definido critérios de avaliação para aspectos de comparação entre os livros e concluiu-se que ao longo dos anos, os livros passaram por diversas mudanças, seguindo as novas tendências em sala de aula e objetivando uma aprendizagem mais significativa. É válido ressaltar ainda, a necessidade de que o professor assuma seu papel de mediador, no processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva da educação transformadora, defendida por Paulo Freire. Ainda nesse sentido, a pesquisa ressalta a importância do livro didático como recurso pedagógico e ao mesmo tempo enfatiza que por mais completo que seja o livro didático, este não deve ser o único recurso a ser utilizado pelo professor em sala de aula, e sim um dos meios para auxiliar no processo de ensino.
Descrição: FLÔR, R. dos S. B. Abordagens dos aspectos de intervenções intermoleculares nos livros didáticos antes e após o PNLD. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20967
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaele dos Santos Batista Flôr.pdfPDF - Rafaele dos Santos Batista Flôr244.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.