Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20975
Título: Percepção do professor sobre a inclusão do estudante com deficiência: Relato de caso em uma escola do Ensino Fundamental em Boa Vista - PB
Autor(es): Farias, Cryslânia da Costa
Palavras-chave: Educação inclusiva
Deficiência
Inclusão social
Ensino fundamental
Data do documento: 7-Ago-2018
Resumo: A escola é a primeira oportunidade que a criança tem para aprender a conviver com outras crianças fora do ambiente familiar. A educação inclusiva, busca a integração dos estudantes com deficiência, através da organização e planejamento no ambiente educacional, guiando e orientando as atividades dos alunos durante o processo de aprendizagem na aquisição dos saberes. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Francisca Leite Vitorino, localizada no Centro do município de Boa Vista– PB, durante o mês de julho de 2017. No estudo foram entrevistados cinco professores do quadro docente da unidade escolar, que lecionam no ensino fundamental I e II e que já tiveram experiências com inclusão de alunos com necessidades especiais. Com o propósito de analisar a percepção dos professores sobre sua formação didático pedagógica a ser aplicada em alunos que apresentam alguma necessidade especial. Para o levantamento dos conhecimentos dos profissionais, utilizou-se um questionário com perguntas dissertativas, em que os mesmos poderiam justificar suas respostas. Os resultados obtidos mostraram que os professores em sua formação obtiveram algum conhecimento sobre educação inclusiva ainda que mínimo, e relatam não ser suficiente para suprir as necessidades que sentem com os alunos especiais na prática, e que os mesmos participam de formação continuada, com intuito de melhor se especializarem, para que desenvolvam cada vez mais um melhor trabalho. No contexto da educação para a inclusão muitos aspectos se destacam como relevantes, entre eles a formação permanente e continuada do educador, a logística da unidade de ensino e a valorização do docente para que se efetive uma educação verdadeiramente inclusiva.
Descrição: FARIAS, C. da C. Percepção do professor sobre a inclusão do estudante com deficiência: Relato de caso em uma escola do Ensino Fundamental em Boa Vista - PB. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20975
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cryslânia da Costa Farias.pdfPDF - Cryslânia da Costa Farias426.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.