Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20977
Título: Levantamento em escola pública sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas entre adolescentes
Autor(es): Santos, Ione da Costa Silva
Palavras-chave: Usuário de droga ilícita
Educação básica
Discentes
Escola pública
Discente
Data do documento: 28-Ago-2018
Resumo: O uso de drogas tanto lícitas como ilícitas por parte de adolescentes tem crescido e começado muito cedo, acarretando muitas vezes o abandono do lar, envolvimento com o crime, surgimento de doenças e muitas vezes perdendo a vida. A adolescência é considerada uma fase complexa e momento especial, é onde o jovem normalmente não aceita orientações, pois está testando a oportunidade de ser adulto e também ter autocontrole. É nesse momento que ele, muitas vezes, se afasta da família e passa a se integrar em um grupo de iguais. Caso aquele grupo já esteja fazendo uso de drogas, levará o adolescente a fazer o uso também. E por entrar em contato nesse momento de vulnerabilidade, também irá expuser a muitos riscos. O uso de drogas é um problema que causa consequências pessoais e sociais. A ênfase deste trabalho é fazer um levantamento na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião Taveira de Macêdo sobre o uso e drogas entre os alunos para melhor entender a realidade no âmbito escolar. O universo foi constituído de 50 alunos distribuídos nas séries: 6º, 7º, 8º e 9º. Sendo aplicados questionários estruturados. Foram abordados assuntos como discussão do tema em sala por parte dos professores, se já tinham feito uso de drogas, quais os tipos e os motivos que levaram ao uso. Com os resultados obtidos, observou-se que boa parte dos alunos acha importante a abordagem do tema em sala com os professores, e que pequena parcela dos alunos utilizam drogas por influência de amigos.
Descrição: SANTOS, I. da C. S. Levantamento em escola pública sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas entre adolescentes. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20977
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ione da Costa Silva Santos.pdfPDF - Ione da Costa Silva Santos1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.