Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20985
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Isis de Lima Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-10T13:41:27Z | - |
dc.date.available | 2019-10-10T13:41:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 510.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20985 | - |
dc.description | SANTOS, I. de L. S. Uma análise sobre a inserção de pinturas artísticas em livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso traz uma visão crítica ao livro didático de Matemática no que se refere à utilização da Arte nos processos de ensino e aprendizagem. Tem como objetivo principal verificar não só a frequência, mas também a forma como a Arte, mais especificamente, como as pinturas estão sendo empregadas nos livros didáticos analisados. De acordo com Zaleski Filho (2013) a relação entre Arte e Matemática esteve, por muitos e muitos anos, deixada de lado, pois alguns estudiosos famosos na área da Matemática entendiam que não havia proximidade entre estes dois ramos de conhecimento que trouxesse contribuições positivas e importantes para o conhecimento humano. Para a realização desta pesquisa foram utilizados doze livros didáticos, três coleções diferentes de livros do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A partir das pinturas encontradas foi observado que elas não cumpriam o mesmo papel nos processos de ensino e aprendizagem, então, assim como Bianchi (2006) foram criadas categorias de acordo com suas características para posteriormente escolher uma coleção de livros didáticos para analisar mais a fundo. Após a coleção ser escolhida e analisada, foi possível perceber que a quantidade de pinturas é mais satisfatória que a qualidade no que se refere à contribuição nos processos de ensino e aprendizagem. Portanto, é fundamental que os professores de Matemática, neste caso, observem vários aspectos no momento da escolha dos livros didáticos, livros estes que tem como objetivo aumentar a conhecimento de maneira significativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Joelson Pimentel de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.title | Uma análise sobre a inserção de pinturas artísticas em livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ísis de Lima Silva Santos.pdf | PDF - Ísis de Lima Silva Santos | 3.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.