Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20998
Título: Comorbidades em pacientes tabagistas atendidos em um hospital universitário da Paraíba
Autor(es): Barbosa, Luana Silva
Palavras-chave: Comorbidades
Doenças crônicas
Tabagismo
Data do documento: 18-Set-2019
Resumo: O tabagismo é a principal causa de mortes evitáveis no mundo, sendo considerado grave problema de saúde pública. O hábito de fumar está diretamente relacionado ao desenvolvimento de diversas doenças, onde se destaca o câncer. Objetiva-se avaliar as comorbidades em pacientes tabagistas atendidos em um hospital universitário da Paraíba. A presente pesquisa apresenta caráter quantitativo descritivo, realizada com 122 tabagistas atendidos pelo Programa Multidisciplinar de Tratamento de Tabagista do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande, Paraíba, no período de fevereiro a julho de 2019. Foram analisados 122 pacientes voluntários de ambos os sexos, maiores de 18 anos. No estudo foi utilizado o método Dáder, sendo coletados dados socioeconômicos e histórico farmacoterapêutico respeitando os aspectos éticos à pesquisa com seres humanos. Foram observadas as diversas comorbidades apresentadas pelos tabagistas, onde predomina transtornos emocionais como depressão e/ou ansiedade 55,73% (n=68) com maioria significante, seguido de problemas estomacais 45,90% (n=56) e hipertensão arterial 28,68% (n=34). A presença de doenças associadas ao tabagismo, quando não tratadas interferem na rotina do indivíduo diminuindo sua qualidade de vida além do agravo à saúde. Dessa forma, o estímulo dos programas multidisciplinares de tratamento tabagista permite o monitoramento de fatores de risco, estimula tratamento humanizado e favorece qualidade de vida para todos aqueles que almejam o êxito da cessação tabágica.
Descrição: BARBOSA, L. S. Comorbidades em pacientes tabagistas atendidos em um hospital universitário da Paraíba. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20998
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Silva Barbosa.pdfPDF - Luana Silva Barbosa480.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.