Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20999
Título: Conceituando saúde: Perspectivas da Base Nacional Comum Curricular e da Educação Física Escolar
Autor(es): Melo, Zarlan da Costa
Palavras-chave: Prática da Educação Física
Conceitos de saúde
Educação fundamental
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Data do documento: 3-Out-2018
Resumo: Dentre as possíveis correlações entre áreas do conhecimento que possuem influência sobre outra, neste caso particular, a Saúde e a Educação. Dada as transformações de conceitos a respeito da Saúde, são retratados na Educação dentro do processo de ensino-aprendizagem que envolve tais conhecimentos, sobretudo, a formação do indivíduo para a sociedade, partindo dos principais referenciais da área. Objetivou-se identificar quais perspectivas tomadas pela Base Nacional Comum Curricular com relação às concepções de Saúde abordadas, tendo em vista o caráter normativo e ordenador do referido documento. De caráter bibliográfico e documental, este trabalho deteve-se no processo metodológico em realizar uma análise de conteúdo de forma categórica nos itens da Educação Infantil e do Ensino Fundamental presentes na BNCC, abordando especificamente neste último, o componente de Educação Física. Nota-se que existe dentro da literatura vigente, uma proposta de superação de um conceito restrito de Saúde, influenciando outras áreas da qual se correlaciona, a exemplo da Educação. Neste área, o livro de didático é a ferramenta principal, e nela apresenta-se certas divergências dentre os conceitos adotados sobre Saúde. A Educação Física por usa vez, envolve-se historicamente com o tema, e abrange dentre as tendências, numa perspectiva exclusiva. A partir das análises, que o documento traz consigo a concepção da Promoção da Saúde, propondo esta temática nas etapas inicias do ensino, das dimensões de aprendizagem e das habilidades do ensino infantil, como também nos objetivos de aprendizagem contidos nas disciplinas que compõe o nível fundamental. Espera-se colaborar com o estudo nas discussões existentes sobre o tema, abrindo novas direções e caminhos de interpretações a fim de consolidar melhor entendimento.
Descrição: MELO, Z. da C. Conceituando saúde: Perspectivas da Base Nacional Comum Curricular e da Educação Física Escolar. 2018. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20999
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Zarlan da Costa Melo.pdfPDF - Zarlan da Costa Melo1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.