Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21001
Título: Influência do treinamento muscular do assoalho pélvico na função sexual feminina: Uma revisão integrativa
Autor(es): Alves, Sarah Glenda Teixeira
Palavras-chave: Fisioterapia
Diafragma da pelve
Sexualidade
Terapia por exercício
Data do documento: 28-Jun-2019
Resumo: INTRODUÇÃO: A função sexual feminina (FSF) é composta por aspectos como desejo, excitação, lubrificação vaginal, orgasmo etc., e todos estão relacionados ao ciclo de resposta sexual humana proposto por Masters & Johnson e Helen Kaplan. O fortalecimento do assoalho pélvico, promovido pelo treino muscular do assoalho pélvico, (TMAP) tem sido apontado, na literatura especializada, como um grande coadjuvante na melhora e manutenção desses aspectos da FSF. OBJETIVO: Demonstrar, por meio de uma revisão integrativa, evidências científicas que comprovem os incrementos promovidos pelo treino muscular do assoalho pélvico na função sexual feminina. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca das evidências baseou-se na estratégia PICO e aconteceu entre os meses de fevereiro a maio de 2019 e centrou-se em estudos publicados entre os anos de 2009 e 2019, em português e inglês, indexados nas bases de dados Pubmed, SciELO, LILACS e Cochrane Library, onde foram utilizados descritores, provenientes do DeCS e do MeSH: “comportamento sexual”, “sexualidade”, “diafragma pélvico”, “terapia por exercício”, “fisioterapia”, “sexual behavior”, “sexuality”, “pelvic floor”, “pelvic diaphragm”, “exercise therapy” e “physical therapy”. RESULTADOS: Para compor a presente revisão, foram selecionados 7 estudos, sendo 4 estudos clínicos e 3 revisões bibliográficas. Os dados revelam que o TMAP exerce uma influência positiva em, pelo menos, um dos aspectos inerentes à função sexual feminina, principalmente, aqueles que podem ser avaliados por meio do Índice de Função Sexual Feminina. CONCLUSÃO: A partir da Evidências encontradas, conclui-se que mulheres submetidas ao TMAP apresentam significativa melhora de domínios como a excitação, a lubrificação e o orgasmo, todos inerentes à função sexual feminina.
Descrição: ALVES, S. G. T. Influência do treinamento muscular do assoalho pélvico na função sexual feminina: Uma revisão integrativa. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21001
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sarah Glenda Teixeira Alves.pdfPDF - Sarah Glenda Teixeira Alves1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.