Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21013
Título: A Educação como caminho para a perfeição humana em Immanuel Kant
Autor(es): Lima, Marcelo Gonçalves de
Palavras-chave: Educação
Pedagogia
Esclarecimento
Perfeição
Racionalidade
Data do documento: 27-Jul-2016
Resumo: O presente trabalho, intitulado A EDUCAÇÃO COMO CAMINHO PARA A PERFEIÇÃO HUMANA EM IMMANUEL KANT, pretende ser uma abordagem comprometida com o pensamento filosófico/pedagógico deste importante pensador alemão. Procuraremos descobrir, analisar e problematizar as contribuições deste filósofo no que se refere ao campo da educação como ferramenta de transformação humana. Kant é bastante reconhecido no mundo inteiro, sobretudo, por sua filosofia moral, em razão do seu conjunto de obras, principalmente as Críticas. Contudo, é ainda pouco analisado como teórico na área educacional. O que este pensador entende por Educação parte do princípio de que ela é um processo constante e permanente, capaz de levar o homem ao seu aperfeiçoamento como sujeito moral. Isto é, o homem aprende a ser moral por intermédio da educação, que começa desde a mais tenra idade, pelos cuidados físicos, continua com a disciplina, que ajudará a controlar a criança que tende a sair da selvageria e preparar-se para a cultura e a moral. Desse modo, com o terreno racionalmente preparado a criança está pronta para receber a instrução, que será a base para que conviva em sociedade de forma justa, equilibrada e emancipada. Ao final deste processo, o filósofo explica que, cumpridas todas as etapas, o ser humano estará pronto para contribuir para um mundo pleno de paz e plenitude moral.
Descrição: LIMA, M. G. de. A Educação como caminho para a perfeição humana em Immanuel Kant. 2016. 53 p. Monografia (Especialização em em |Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21013
Aparece nas coleções:I - EFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARCELO GONÇALVES.pdf704.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.