Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21015
Título: Retratos de família na Revista Era Nova
Autor(es): Queiroz, Marília Cristina de
Palavras-chave: Análise do discurso
Construção de imagens
Retrato de família
Rede de signos
Modernidade
Data do documento: 12-Jun-2019
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a construção das imagens sobre o modelo de família desejada para a Parahyba do Norte e o seu processo ritualístico, através da revista Era Nova (1920 – 1925). A análise busca entender a linha tênue presente nos discursos formulado pela Era Nova, a qual apresentava em suas páginas um padrão ideal de sociedade estruturada pelos símbolos do progresso, mas também noticiava opiniões contrárias a este processo de mudanças acusando-o de aniquilar a moral da civilização, defendendo a continuidade dos bons costumes e dos comportamentos tradicionais os quais refletiram diretamente na organização familiar. Ancorada sob o âmbito da História Cultural, a pesquisa possibilita buscarmos os vestígios do passado nas fotografias, propagandas e artigos publicados nesse periódico para pensar a rede de signos que permeavam na organização familiar no início do século vinte. Tendo como referenciais teórico-metodológicos especialmente Ana Mauad e Boris Kossoy para compreender a subjetividade presente nos impressos de jornais, nas fotografias e nas revistas que se encontram intrinsecamente em uma rede de interesses.
Descrição: QUEIROZ, M. C. de. Retratos de família na Revista Era Nova. 2019. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21015
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARÍLIA CRISTINA DE QUEIROZ.pdf1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.