Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21022
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vituriano, Sheyla Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-21T23:07:01Z | - |
dc.date.available | 2019-10-21T23:07:01Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21022 | - |
dc.description | VITURIANO, S. A. A convivência na diferença, educar a infância com valores éticos: o cinema de animação na sala de aula. 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho discute a respeito da formação de valores éticos e humanos no ensino fundamental I, a partir do cinema de animação. Trata-se de uma experiência de prática de ensino com oficinas pedagógicas temáticas, com crianças de uma escola particular em que o debate sobre convivência, diferença articulado a valores éticos e humanos fez parte da pesquisa desenvolvida neste estudo. Trabalhar sobre a formação de valores éticos e humanos é importante para a convivência escolar a partir da diferença, pois esses valores são construídos a partir da escola no contexto da sociabilidade infantil. Este artigo tem por objetivo geral discutir sobre valores humanos e éticos a partir da convivência com a diferença problematizando o cinema na formação educativa de crianças do ensino fundamental I em uma escola de rede particular de ensino de Campina Grande – PB. Partimos da discussão em torno da concepção de ética com Gonçalo (2008) e sobre cinema através de Belloni (2001); Duarte (2002) e Napolitano (2003). A metodologia utilizada é qualitativa do tipo pesquisa-ação, aplicando oficinas pedagógicas temáticas. Os sujeitos participantes da nossa pesquisa foram crianças do 1° ano do ensino fundamental e a professora Estrela, da sala. Utilizamos a observação participante como técnica, e como instrumentos de pesquisa o filme “Dumbo” (1941), e o curta sobre a ética e a valorização das diferenças em sala de aula. Esta pesquisa nos permitiu compreender a importância da discussão sobre valores éticos na convivência escolar a partir da diferença com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir de nossa vivência com crianças nesta pesquisa, compreendemos o tão importante é desenvolver um trabalho pedagógico com os valores éticos com crianças. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Cinema de animação | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Valor ético | pt_BR |
dc.title | A convivência na diferença, educar a infância com valores éticos: o cinema de animação na sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC -SHEYLA ARAÚJO VITURIANO.pdf | 730.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.