Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21024
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cândido, Simone da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-22T18:22:26Z | - |
dc.date.available | 2019-10-22T18:22:26Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 377.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21024 | - |
dc.description | CÂNDIDO, Simone da Silva. O processo de inclusão no ensino regular no município de Remígio: um estudo de caso sobre os desafios e aporte para as séries iniciais 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo estudar o processo de inserção do aluno, com deficiência na escola regular. Portanto, a pesquisa faz um recorte sobre a Educação Inclusiva, a fim de analisar como está organizada a infraestrutura e o corpo docente da escola municipal da cidade Remígio, objeto de estudo da pesquisa. O propósito da inclusão é uma medida favorável para o exercício da tolerância, com relação a essas pessoas tidas como ‘diferentes’. Este tema é objeto de amplo estudo e tem repercussão, não somente no âmbito da educação, mas também, em todo meio social. Deve-se compreender que o assunto abordado será exposto oferecendo oportunidades para o desenvolvimento de reflexões teórico sobre a temática em questão. Foi pensando nas diversas possibilidades de exclusão vivenciadas que se objetivou, através desta pesquisa, verificar os conhecimentos que os professores de salas regulares têm sobre as práticas pedagógicas para alunos com deficiência. Coletar as opiniões dos professores pesquisados, sobre os desafios de lecionar para alunos com deficiência e observar se há estrutura adequada na escola para atender os alunos com deficiência. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica, descritiva, explicativa de campo na abordagem quanti-qualitativa e que se percebe, na fala dos entrevistados, que os professores participantes tinham uma visão superficial ou estão em processo de construção do conceito do que seria inclusão. Assim como afirmam ser de fundamental importância a formação continuada dos professores. O que faz com que se sintam despreparados na efetivação de uma inclusão de qualidade e expõem as principais dificuldades encontradas no âmbito escolar para que se torne um ambiente inclusivo. O que impõe a constatação de que cabe a todos os envolvidos no processo educativo: alunos, professores, gestores, coordenadores e sociedade ter consciência e respeito com as diferenças, para que todos, independentemente de suas necessidades educativas, sejam realmente valorizados, incluídos e capazes de frequentar uma escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Mary Delane Gomes de Santana | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Alunos especiais | pt_BR |
dc.title | O processo de inclusão no ensino regular no município de Remígio: um estudo de caso sobre os desafios e aporte para as séries iniciais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Simone da Silva Cândido.pdf | PDF - Simone da Silva Cândido | 540.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.