Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21027
Título: O uso do MTA como tratamento de perfuração radicular iatrogênica: relato de caso
Autor(es): Medeiros, Natasha Italiano
Palavras-chave: Odontologia
Polpa Dentária
Material Dentário
Data do documento: 17-Nov-2018
Resumo: As perfurações dentárias são complicações indesejáveis que na maior parte dos casos resultam em um prognóstico desfavorável, pois permitem a entrada de microorganismos e/ou seus produtos aos tecidos que envolvem o dente. A perfuração radicular pode ocorrer de forma iatrogênica ou por condições inerentes ao indivíduo, como cáries ou reabsorções, podendo resultar em comunicações da polpa com o tecido periodontal causando assim uma série de inflamações. Para o tratamento dessas perfurações é necessário a utilização de um material ideal, o MTA apresenta boas características nesse âmbito, possuindo biocompatibilidade, baixa indução de inflamação além de permitir a cementogênese e osteogênese. No presente estudo, foi relatado um caso de perfuração iatrogênica de primeiro molar superior direito em suas raízes mésio-vestibular (MV) e palatina (P), sendo utilizado como material de reparo o Agregado Trióxido Mineral (MTA). O dente foi tratado endodonticamente, reparado com MTA e posteriormente restaurado definitivamente com resina composta. Conclui-se que o MTA pode ser considerado um bom material para o selamento de perfurações dentárias devido as suas propriedades físicas, químicas e biológicas.
Descrição: MEDEIROS, Natasha Italiano. O uso do MTA como tratamento de perfuração radicular iatrogênica: relato de caso. 2018. 24 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21027
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF_-Natasha-Italiano-Medeiros.pdf828.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.