Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21030
Título: Associação entre queixa principal e perfil socioeconômico dos pacientes atendidos em uma clínica escola de odontologia
Autor(es): Lima, Fábio da Costa
Palavras-chave: Fatores Socioeconômicos
Serviços de saúde
Assistência odontológica.
Data do documento: 4-Abr-2018
Resumo: As Universidades têm a responsabilidade de formarem profissionais qualificados e comprometidos com a sociedade. A existência de problemas sociais gera uma demanda reprimida de atendimentos odontológicos no setor público, as clínicas escola odontológicas se apresentam como uma oportunidade de atendimento gratuito. Por isso é imperativo o planejamento das ações. Verificar o perfil socioeconômico e a relação com a queixa principal dos pacientes atendidos na clínica de acolhimento do curso de odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VIII, Araruna-PB, no período entre fevereiro 2016 a junho de 2017. Foi realizada uma coleta de dados do perfil socioeconômico e queixa principal em 498 prontuários, nos quais se verificou as variáveis, sexo, idade, procedência, cor da pele e renda familiar, dentre outras, além da queixa principal. Os dados coletados foram submetidos à estatística inferencial nos testes Qui-quadrado e da Razão da Verossimilhança. Observou-se que a maioria dos pacientes eram mulheres, autodeclarados leucodermas, com idade entre 18 e 34 anos, com ensino médio completo. Da população atendida 70,3% mora na zona rural da cidade de Araruna, sendo agricultores, com renda familiar de até 1500,00 reais e não recebem auxilio de programas sociais. A maioria buscou atendimento para tratamentos em geral. Foi verificada relação estatisticamente significativa entre a queixa principal e as variáveis sexo e renda familiar. Observou-se que o sexo e a renda familiar têm uma forte influência na concepção do processo saúde-doença refletindo diretamente nos principais motivos que levam os usuários a procurarem os serviços de clínicas escola de odontologia.
Descrição: LIMA, Fábio da Costa. Associação entre queixa principal e perfil socioeconômico dos pacientes atendidos em uma clínica escola de odontologia. 2018. 25 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21030
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Fábio-da-Costa-Lima.pdf928.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.