Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21031
Título: Aplicação da radiografia panorâmica no diagnóstico precoce de calcificações ateromatosas na carótida
Autor(es): Guedes, Raíssa Leitão
Palavras-chave: Radiografia
Acidente Vascular Cerebral
Cirurgião Dentista
Data do documento: 25-Out-2018
Resumo: Objetivo: Debater o uso das radiografias panorâmicas no diagnóstico precoce de calcificações ateromatosas na carótida, assim como o papel do cirurgião-dentista em detectar essas alterações e encaminhá-las ao profissional responsável pelo seu correto tratamento. Método: Foi realizada uma revisão da literatura através da busca de artigos nas bases de dados Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (Lilacs), Bridge Base Online (BBO) e Medline/PubMed, selecionando os principais artigos na língua portuguesa e inglesa relacionados ao tema, no período de 2008 a 2018 com os descritores: aterosclerose, acidente vascular cerebral, radiografia panorâmica, stroke panoramic radiography, carotid calcifications. Resultados: Foram encontrados 154 trabalhos relevantes que foram selecionados para leitura dos títulos e resumos. Destes, 30 trabalhos relevantes foram selecionados para leitura completa do texto e 24 artigos cumpriram todos os critérios e foram escolhidos para a extração dos dados. Dentre os 24 artigos, 9 são artigos de revisão de literatura, 12 artigos de pesquisa e 3 artigos do tipo relato de caso. Conclusões: O diagnóstico precoce de ateromas calcificados na artéria carótida através da radiografia panorâmica é uma conduta que pode beneficiar os pacientes e reduzir a mortalidade promovida pelas doenças cardiovasculares e cerebrovasculares. Neste contexto, o cirurgião-dentista tem um papel que pode ser determinante na prevenção dessas doenças.
Descrição: GUEDES, Raíssa Leitão. Aplicação da radiografia panorâmica no diagnóstico precoce de calcificações ateromatosas na carótida. 2018. 27 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21031
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Raíssa-Leitão-Guedes.pdf350.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.