Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21035
Título: Sistemas adesivos universais: uma alternativa para restaurações adesivas diretas
Autor(es): Avelar, Wellinton Venâncio
Palavras-chave: Materiais dentários
Odontologia estética
Restauração dentária.
Data do documento: 11-Set-2018
Resumo: Os sistemas adesivos são materiais dentários que permitiram uma revolução na odontologia estética, promovendo uma adesão aos substratos dentais com propriedades mecânicas satisfatórias. Com a evolução dos sistemas adesivos, procuraram disponibilizar materiais mais simplificados e com baixa sensibilidade à técnica, com isso em 2011 foi introduzido na prática clínica os sistemas adesivos universais (SAU), que são adesivos autocondicionantes, de frasco único, nos quais possibilitam ao operador utilizá-los através de três modos de usos, sendo eles no modo autocondicionante, condicionamento ácido total e condicionamento ácido seletivo em esmalte. Nesse contexto, o trabalho objetivou realizar uma revisão de literatura sobre os sistemas adesivos universais, enfatizando as suas propriedades, indicações, vantagens, desvantagens, protocolos clínicos e avaliação da resistência de união em esmalte e dentina na tentativa de melhor compreender o uso desse material. Este estudo caracterizou-se por uma busca bibliográfica nas bases de dados eletrônicos: PubMED / Medline, Lilacs, Scielo e Google acadêmico, limitando-se a busca ao período de 2010 a 2018. Foram consultados 5.981 artigos e 89 foram selecionados após uma criteriosa filtragem. Assim, pode-se concluir que os adesivos universais proporcionam uma versatilidade quanto ao seu uso, uma boa resistência de união aos substratos dentários, como também, diminuindo as chances de cometerem erros durante a aplicação do material, facilitando a utilização, já que pode ser usado associado ou não ao ácido fosfórico. Porém, deve salientar quanto as suas contraindicações, como a incompatibilidade com outros materiais para que não ocorra o insucesso clínico do procedimento.
Descrição: AVELAR, Wellinton Venâncio. Sistemas adesivos universais: uma alternativa para restaurações adesivas diretas. 2018. 78 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21035
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Wellinton-Venâncio-Avelar.pdf1.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.