Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21038
Título: Rânula mergulhante com extensão para a base do crânio: relato de caso
Autor(es): Ribeiro, Pedro José Targino
Palavras-chave: Rânula mergulhante
Marsupialização
Patologia oral
Data do documento: 5-Abr-2017
Resumo: O termo Rânula é derivado do latim, rana, e descreve uma patologia benigna que resulta do extravasamento de muco das glândulas salivares do soalho lingual, cujo aspecto clínico lembra o ventre de uma rã. A rânula mergulhante é uma variação incomum, que ocorre quando a mucina ultrapassa o músculo milo-hióide, com um aspecto de aumento de volume em região cervical. A anatomia da região e a função da glândula é fundamental na compreensão da patologia e decisivo na eleição do tratamento, que consiste na marsupialização e/ou remoção da glândula. Dessa forma, objetivo do presente trabalho é relatar um caso atípico de rânula mergulhante. Paciente do gênero masculino, leucoderma, 16 anos, ASA I, apresentou-se ao serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Universitário Lauro Wanderley com queixa principal “um caroço em baixo da língua. ” Ao exame físico extra-oral, observou-se aumento de volume em região submandibular, já no exame intra-oral notou-se a presença de bolha em região de soalho bucal, com coloração translucida/azulada. O exame tomográfico confirmou a suspeita clínica de rânula mergulhante e notou-se que a mesma apresentava extensão parafaríngea e para a região de base do crânio. Foi realizada marsupialização modificada com instalação de dreno profundo mantido por aproximadamente 30 dias. A lesão apresentou regressão total e, no presente, o paciente encontra-se livre de doença e sem nenhuma queixa estética ou funcional.
Descrição: RIBEIRO, Pedro José Targino. Rânula mergulhante com extensão para a base do crânio: relato de caso. 2017. 23 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21038
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Pedro José Targino Ribeiro.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.