Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21039
Título: O medo e a ansiedade frente a tratamentos odontológicos
Autor(es): Lima, Elyda Félix de
Palavras-chave: Odontologia
Medo
Ansiedade
Data do documento: 11-Nov-2018
Resumo: Introdução: A clínica odontológica é um ambiente que corriqueiramente pode desencadear sentimentos de medo e ansiedade nos pacientes. Quando tais sentimentos ocorrem frente à perspectiva do atendimento odontológico podem funcionar como fatores complicadores tanto para manutenção da saúde bucal dos pacientes como também para atendimento odontológico em geral, prejudicando desde o bem-estar do indivíduo até sua própria relação com o cirurgião- dentista durante o atendimento. Objetivo: Diante disso, o presente estudo tem como objetivo revisar a literatura pertinente em relação ao medo e ansiedade nos pacientes frente a procedimentos odontológicos. Metodologia: A busca dos artigos deu-se nas bases de dados Pubmed/Medline e Lilacs, utilizando os seguintes descritores: Dental Clinics, Anxiety, Fear e Oral Health. A pesquisa completa resultou um total de 258 artigos que foram analisados a partir da leitura dos títulos e resumos. Ao final, 39 trabalhos publicados preencheram todos critérios de elegibilidade e foram incluídos na presente revisão. Conclusão: Mediante este estudo, foi possível concluir que é de suma importância para o cirurgião-dentista ter conhecimento suficiente sobre a influência do medo e ansiedade no estado geral do paciente, bem como adotar as melhores manobras clínicas durante o atendimento odontológico de acordo com as necessidades de cada paciente.
Descrição: LIMA, Elyda Félix de. O medo e a ansiedade frente a tratamentos odontológicos. 2018. 32 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21039
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elyda Félix de Lima.pdf737.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.