Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21043
Título: Efeitos deletérios da radioiodoterapia nas glândulas salivares de pacientes com carcinoma diferenciado da tireoide: revisão de literatura
Autor(es): Cabral, Taísa Fernandes
Palavras-chave: Câncer
Glândulas Salivares
Iodo Radioativo
Data do documento: 27-Nov-2018
Resumo: O carcinoma diferenciado da tireoide (CDT) é a neoplasia maligna mais comum da região de cabeça e pescoço e afeta mais frequentemente o sexo feminino. O prognóstico quase sempre é favorável e o tratamento considerado mais apropriado é a tireoidectomia total seguida de ablação dos remanescentes com I131. As glândulas salivares têm a capacidade de concentrar iodo e a passagem do I131 pelos ductos salivares durante a radioiodoterapia ocasiona fibrose periductal provocando efeitos adversos. Tendo em vista a importância das funções que a saliva exerce na cavidade oral, foi realizada uma revisão da literatura, dos últimos 10 anos, nas bases de pesquisas online: PubMED/ Medline e BVS, com o objetivo de mostrar os efeitos deletérios nas glândulas salivares causados pela terapia com iodo radioativo. Foram selecionados 25 trabalhos, nos quais pode-se concluir que a radioiodoterapia é eficaz no tratamento do câncer de tireoide, porém ocasiona efeitos colaterais às glândulas salivares e que estão relacionados com a dosagem de I131 administrada e a quantidade de sessões realizadas pelos pacientes. Apesar da literatura mostrar estudos com a finalidade de encontrar o meio mais eficaz para o diagnóstico da disfunção salivar, determinação da dosagem que causa o aparecimento dos efeitos colaterais e quais são os mais freqüentes, os resultados ainda se mostram incertos. Dessa forma, se faz necessária a realização de mais pesquisas na tentativa de encontrar alternativas eficazes para a diminuição do surgimento de efeitos colaterais, bem como uma dosagem que seja efetiva para o tratamento do câncer e que não comprometa as glândulas salivares.
Descrição: CABRAL, Taísa Fernandes. Efeitos deletérios da radioiodoterapia nas glândulas salivares de pacientes com carcinoma diferenciado da tireoide: revisão de literatura. 2018. 41 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21043
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taísa Fernandes Cabral.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.