Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21054
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Rosângela Dias carvalho do | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-06T22:54:23Z | - |
dc.date.available | 2019-11-06T22:54:23Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21054 | - |
dc.description | NASCIMENTO, R. D. C. do. A reportagem como instrumento didático: perspectivas e possibilidades. 2016. 56 p. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Reflete-se, neste trabalho, sobre o gênero reportagem como ferramenta pedagógica, em aulas de Língua Portuguesa. Perspectivas educacionais são analisadas com o intuito de compreenderem-se desafios epistêmico-pedagógicos contemporâneos e de perceberem-se necessidades de adoção de novas atitudes epistêmico-metodológicas no campo educativo. Estes exames são feitos em contraponto com averiguações de técnicas e concepções na área de Jornalismo, buscando-se identificar como esses elementos podem ser aproveitados no espaço escolar. A investigação sobre o gênero reportagem é feita no sentido de descobriremse implicações de seu emprego no ambiente educativo, na direção de um proceder pedagógico dinâmico, lúdico e agradável para os aprendizes. No primeiro capítulo, desenha-se o cenário educativo brasileiro, traçando-se seu movimento histórico e sua situação epistêmicopedagógica. O ambiente escolar é ali examinado em diálogo com o documento Pátria Educadora e tendências pedagógicas são analisadas como chaves para identificação de possíveis autoritarismos no contexto escolar. No segundo capítulo, concepções e técnicas na área de Jornalismo são averiguadas em contraponto com questões epistêmico-metodológicas de ensino, quanto ao aproveitamento das possibilidades quinestésico-sensoriais do discente. Ressalta-se o gênero reportagem como instrumento didático, vislumbrando-se a escola pública como possível instância de aplicação, buscando-se identificá-lo como fator de contribuição para um fazer didático mais dinâmico e atrativo para discentes e docentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Professor Dr. José Arlindo de Aguiar Filho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Gênero reportagem | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Pátria educadora | pt_BR |
dc.title | A reportagem como instrumento didático: perspectivas e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ROSÂNGELA DIAS CARVALHO DO NASCIMENTO.pdf | 530.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.