Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21054
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Rosângela Dias carvalho do-
dc.date.accessioned2019-11-06T22:54:23Z-
dc.date.available2019-11-06T22:54:23Z-
dc.date.issued2016-07-27-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21054-
dc.descriptionNASCIMENTO, R. D. C. do. A reportagem como instrumento didático: perspectivas e possibilidades. 2016. 56 p. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractReflete-se, neste trabalho, sobre o gênero reportagem como ferramenta pedagógica, em aulas de Língua Portuguesa. Perspectivas educacionais são analisadas com o intuito de compreenderem-se desafios epistêmico-pedagógicos contemporâneos e de perceberem-se necessidades de adoção de novas atitudes epistêmico-metodológicas no campo educativo. Estes exames são feitos em contraponto com averiguações de técnicas e concepções na área de Jornalismo, buscando-se identificar como esses elementos podem ser aproveitados no espaço escolar. A investigação sobre o gênero reportagem é feita no sentido de descobriremse implicações de seu emprego no ambiente educativo, na direção de um proceder pedagógico dinâmico, lúdico e agradável para os aprendizes. No primeiro capítulo, desenha-se o cenário educativo brasileiro, traçando-se seu movimento histórico e sua situação epistêmicopedagógica. O ambiente escolar é ali examinado em diálogo com o documento Pátria Educadora e tendências pedagógicas são analisadas como chaves para identificação de possíveis autoritarismos no contexto escolar. No segundo capítulo, concepções e técnicas na área de Jornalismo são averiguadas em contraponto com questões epistêmico-metodológicas de ensino, quanto ao aproveitamento das possibilidades quinestésico-sensoriais do discente. Ressalta-se o gênero reportagem como instrumento didático, vislumbrando-se a escola pública como possível instância de aplicação, buscando-se identificá-lo como fator de contribuição para um fazer didático mais dinâmico e atrativo para discentes e docentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Professor Dr. José Arlindo de Aguiar Filhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectGênero reportagempt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectPátria educadorapt_BR
dc.titleA reportagem como instrumento didático: perspectivas e possibilidadespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ROSÂNGELA DIAS CARVALHO DO NASCIMENTO.pdf530.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.