Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21055
Título: Avaliação da relação entre o terceiro molar inferior e o canal mandibular por meio de radiografia panorâmica e tomografia computadorizada de feixe cônico
Autor(es): Frazão, Kamilly De Lourdes Ramalho
Palavras-chave: Terceiro Molar
Radiografia Panorâmica
Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico.
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: Introdução: a remoção cirúrgica de terceiros molares inferiores (3MI) impactados é um procedimento comum na cirurgia bucomaxilofacial. Quando apresentam relação de proximidade com o canal mandibular podem apresentar complicações e sequelas pós-operatórias. Nestes casos, vale uma análise mais criteriosa para seu diagnóstico. Objetivo: analisar o grau de prevalência dos pacientes atendidos na clínica de Diagnóstico por Imagem, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VIII, quanto ao grau de proximidade do 3MI com o canal mandibular, por meio de radiografias panorâmicas e tomografias computadorizadas de feixe cônico (TCFC). Material e métodos: foi realizado um estudo descritivo, transversal com 156 radiografias panorâmicas e 20 TCFC. Os exames foram analisados e classificados em relação a proximidade dos 3MI com o canal mandibular. Foram realizadas análises descritivas univariadas e bivariadas. Resultados: a interrupção da linha branca do canal (30,6%) e o escurecimento dos ápices (17,6%) foram os sinais panorâmicos mais prevalentes. A relação de risco entre o NAI e as raízes dos 3MI foram mais observados (55%) do que a ausência desta relação (10%). O NAI se encontrou mais frequentemente posicionado à lingual do 3MI (45%). Conclusão: o sexo feminino mostrou-se o mais susceptível. A posição mais comum foi a vertical e a posição IIA. Os sinais radiograficos mais prevalentes foram a interrupção da linha branca do canal e o escurecimento dos ápices. O NAI se encontrou mais frequentemente posicionado no lado lingual dos 3MI, a relação de risco entre NAI e as raízes dos 3MI foi a mais observada.
Descrição: FRAZÂO, Kamilly De Lourdes Ramalho. Avaliação da relação entre o terceiro molar inferior e o canal mandibular por meio de radiografia panorâmica e tomografia computadorizada de feixe cônico. 2018. 29 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21055
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Kamilly de Loudes Ramalho Frazão.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.