Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21058
Título: Métodos e opções de tratamento da disfunção temporomandibular: o que as pesquisas apontam nos últimos 5 anos
Autor(es): Silva, Gustavo Medeiros Toscano Da
Palavras-chave: Odontologia
Mandíbula
Disfunção Temporomandibular
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: A disfunção temporomandibular caracteriza-se como um grupo de condições dolorosas que afetam além dos músculos mastigatórios e ATM, estruturas associadas, podendo dessa forma prejudicar funcionalidades físicas e mentais, além da qualidade de vida e bem-estar psicossocial dos indivíduos acometidos. Esse trabalho tem como objetivo levantar informações de relevância científica a respeito dos tratamentos empregados nos últimos cinco anos para esta condição, sendo eles: aconselhamento, terapia física, estimulação elétrica, laser, toxina botulínica e dispositivos intraorais, visando assim identificar os tratamentos mais eficazes. Para tanto, foram selecionados artigos listados na base de dados PUBMED, e utilizados para busca os descritores “treatment” e “tmd”, publicados entre os anos 2013 e 2018 que avaliassem comparativamente a eficácia dos tratamentos conservadores instituídos para DTM. Face ao exposto, o desenvolvimento de novos estudos que avaliem e comparem a efetividade das abordagens para a DTM mostram-se de fundamental importância para elucidar o tratamento desta condição de alta complexidade.
Descrição: SILVA, Gustavo Medeiros Toscano Da. Métodos e opções de tratamento da disfunção temporomandibular: o que as pesquisas apontam nos últimos 5 anos. 2018. 42 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21058
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Gustavo Medeiros Toscano da Silva.pdf707.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.