Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2106
Título: Adubação orgânica com biofertilizante no desenvolvimento da bananeira nanicão (3º ciclo)
Autor(es): Pereira, Rennan Fernandes
Palavras-chave: Adubação orgânica
Solos
Banana nanicão
Crescimento e Produção
Data do documento: 3-Out-2013
Resumo: A adubação orgânica apresenta um papel fundamental no modelo de agricultura orgânica e, os biofertilizantes surgem como importantes fontes de nutrientes para a bananeira. Nesse sentido, o objetivo, com a pesquisa, foi avaliar o crescimento e a produção da bananeira Nanicão (3º ciclo) submetida a diferentes tipos (B1 - não enriquecido à base de esterco, B2 - enriquecido à base de esterco, B3 - não enriquecido à base de soro e B4 - enriquecido à base de soro) e dosagens de biofertilizantes (D1 = 0 L/planta/vez, D2 = 0,4 L/planta/vez, D3 = 0,8 L/planta/vez, D4 = 1,2 L/planta/vez e D5 = 1,6 L/planta/vez), nas condições edafoclimáticas do município de Catolé do Rocha-PB. O experimento foi conduzido no referido município, em condições de campo, no período de fevereiro de 2009 a fevereiro de 2010, no Centro de Ciências Humanas e Agrárias, da Universidade Estadual da Paraíba, e o delineamento adotado foi em blocos casualizados, com 20 tratamentos, num esquema fatorial 4x5, com quatro repetições, totalizando 80 plantas experimentais. Os biofertilizantes foram produzidos de forma anaeróbia e as adubações foram realizadas, no colo da planta, mensalmente, com os tipos e as dosagens de biofertilizantes mencionados. As variáveis analisadas foram a altura da planta, diâmetro do pseudocaule, área foliar unitária, área foliar total, número de frutos/cacho, número de pencas/cacho, número de frutos/penca, peso total de pencas, peso médio de penca, peso médio do fruto e peso do fruto médio. Ao término do trabalho, conclui-se que a adubação orgânica, com biofertilizante, influencia positivamente os componentes de crescimento e produção da bananeira Nanicão (em seu 3º ciclo); onde a dosagem de biofertilizante bovino líquido, aplicado no colo da planta, até o limite de 0,85 L/planta/vez, beneficia a bananeira, causando reflexos positivos no rendimento da cultura, enquanto que os tipos de biofertilizantes estudados não a afetam de maneira significativa; e dosagens muito elevadas de biofertilizante, aplicadas no solo, provocam um efeito deletério para a bananeira, afetando negativamente o desenvolvimento da planta.
Descrição: PEREIRA, R. F. Adubação orgânica com biofertilizante no desenvolvimento da bananeira nanicão (3º ciclo). 2011. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2106
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rennan Fernandes PereiraPDF - Rennan Fernandes Pereira1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.