Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21066
Título: Avaliação estrutural e técnica de lajes treliçadas quando aplicado o poli tereftalato de etileno (pet) como componente de enchimento
Autor(es): Bezerra, Diego De Paiva
Palavras-chave: Análise estrutural
Laje
Análise de custo.
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: A Construção Civil vem aplicando nos últimos anos metodologias inovadoras e sustentáveis nos seus processos construtivos com intuito de aumentar a produtividade e diminuir os efeitos danosos que a mesma causa ao ambiente. Assim, o objetivo da pesquisa foi averiguar a viabilidade da introdução do material Poli Tereftalato de Etileno (PET) como componente de enchimento nas Lajes treliçadas em comparação com as lajotas de Poliestireno Expandido (EPS) a partir de uma análise comparativa das propriedades mecânica/estrutural, custo e benefício de ambos. A metodologia aplicada partiu de uma análise qualitativa e quantitativa, a partir do estudo experimental em lajes de dimensões reais, seguido de estudos teóricos aos quais foi verificado a aplicabilidade do material em termos de normas e em estudos de custo e benefício levando-se em consideração as atribuições positivas e negativas da utilização do método em termos de requisitos construtivos e de execução. Foi verificado experimentalmente, com base nos resultados, que a incorporação do PET como lajota é eficiente, obtendo cargas de ruptura de até 14% a mais e deformações de até 2,41 milímetros a menos do que as lajes fabricadas com lajotas convencionais, assim como na diminuição de cerca de 6,9% dos custos com as lajotas. No entanto a utilização não se torna eficaz quando a análise passa a ser a execução. Por fim, concluiu-se que a aplicação dos painéis PET em lajes treliçada embora possua atribuições positivas nos campos estruturais, sustentáveis, de custeio e renda não pode ser desenvolvida sem que seja introduzidos mecanismos e técnicas de melhoramento na etapa de execução.
Descrição: BEZERRA, Diego De Paiva. Avaliação estrutural e técnica de lajes treliçadas quando aplicado o poli tereftalato de etileno (pet) como componente de enchimento. 2018. 35 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21066
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Diego de Paiva Bezerra.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.