Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21067
Título: Vigilância da qualidade da água em soluções alternativas coletivas: a utilização de indicadores sentinelas na cidade de Araruna – PB
Autor(es): Abrantes Filho, José Cleidson Ferreira De
Palavras-chave: Soluções Alternativas
Turbidez
Cloro Residual Livre
Padrão de Potabilidade.
Data do documento: 26-Jun-2019
Resumo: A água é um componente bioquímico essencial aos seres vivos, e que devido a sua importância é necessário utilizá-la sem ocasionar riscos à saúde. Além disso, analisar a qualidade deste recurso é fundamental para que possa garantir o fornecimento de água potável para a população. O objetivo deste trabalho é de contribuir para as atividades de vigilância da qualidade da água para consumo humano na cidade de Araruna - PB, visto que é um típico município de pequeno porte do semiárido nordestino brasileiro, que em épocas de estiagem sofre com o abastecimento de água, passando por situações de intermitência ou suspensão do abastecimento. Devido a isto, para se ter acesso a água para consumo humano, o uso de soluções alternativas se faz necessário. Diante desta situação, há a exigência de realizar vigilância da qualidade da água das soluções alternativas, tendo sido selecionadas oito Soluções Alternativas Coletivas (SAC), caracterizadas como escolas públicas da cidade, as quais passaram por processo de monitoramento de indicadores sentinela – Cloro Residual Livre (CRL) e Turbidez. A análise do CRL foi através do método DPD-colorimétrico, enquanto que o da Turbidez foi pelo método nefelométrico. Todos os pontos apresentaram conformidade com o padrão de potabilidade para o indicador Turbidez e não conformidade para o CRL. Este resultando é preocupante, pois apesar do risco de transmissão de doença por microrganismos como protozoários e helmintos ser baixo, devido à baixa turbidez, a água está totalmente desprotegida, pois não há residual desinfetante na água. Este resultado apesar de não ser conclusivo quanto à possibilidade de transmissão de agravos a saúde, é um indicador preditivo de falhas no abastecimento que devem ser investigadas a fim de diminuir os riscos à saúde humana quanto à qualidade utilizada para consumo.
Descrição: ABRANTES FILHO, José Cleidson Ferreira De. Vigilância da qualidade da água em soluções alternativas coletivas: a utilização de indicadores sentinelas na cidade de Araruna – PB. 2019. 45 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21067
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- José Cleidson Ferreira de Abrantes Filho.pdf2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.