Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21068
Título: Análise comparativa da viabilidade técnica, econômica e financeira utilizando manilhas de concreto e tubo corrugado pead para drenagem urbana
Autor(es): Pereira, Josicláudia Gomes
Palavras-chave: Drenagem
Infraestrutura
Análise Estrutural
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: Com o desenvolvimento urbano, é perceptível as necessidades da infraestrutura urbana. Uma ação fundamental para melhorar os problemas que possivelmente venham causar à população e o meio ambiente com esse desenvolvimento é a drenagem pluvial urbana. Este trabalho apresenta uma técnica de utilização de tubos para drenagem pluvial que vem ganhando destaque no mercado brasileiro, os tubos de polietileno de alta densidade (PEAD), comparando-a com a técnica já conhecida na qual são os tubos rígidos de concreto, diante de questões técnicas e econômicas. A metodologia é embasada em pesquisas bibliográficas acerca do progresso da drenagem urbana, os elementos constituintes de um adequado sistema de drenagem, apresentando também as características dos tubos de concreto e PEAD, fatores comparativos dos mesmos. Posteriormente, é apresentado um estudo de caso, fazendo-se um comparativo dos custos de execução de uma obra de drenagem de águas pluviais utilizando-se os dois sistemas e apresentando as vantagens e desvantagens da utilização de cada um.
Descrição: PEREIRA, Josicláudia Gomes. Análise comparativa da viabilidade técnica, econômica e financeira utilizando manilhas de concreto e tubo corrugado pead para drenagem urbana. 2019. 48 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21068
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Josicláudia Gomes Pereira.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.