Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21078
Título: Odontologia regenerativa: uso de células tronco da polpa dentária na reconstrução óssea
Autor(es): Barbosa, Lucas Almeida
Palavras-chave: Odontologia
Célula-Tronco
Polpa Dentária
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: A partir do desenvolvimento de pesquisas na Bioengenharia, a Odontologia vem ganhando destaque desde o momento da descoberta de células tronco extraídas da polpa dentária (CTPD). As CTPD são consideradas hoje uma excelente fonte pelo fato de serem facilmente obtidas e de maneira minimamente invasiva, além da sua capacidade de diferenciação em diversos tecidos. O objetivo do estudo foi realizar uma revisão atualizada sobre os estudos relacionados ao uso das células-tronco originárias da polpa dentária, considerando o uso na regeneração de tecido ósseo e periodontal, assim como, técnicas de coleta, isolamento e armazenamento. Para isso, foi executada uma pesquisa personalizada realizada nos seguintes bancos de dados; PubMed (PublicMedline), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), com enfoque nos estudos que utilizavam células-tronco da polpa dentaria para regeneração dos tecidos ósseos. A estratégia de busca produziu 410 artigos, dos quais 44 foram elegíveis de acordo com os critérios de inclusão e exclusão predeterminados, apenas artigos completos e publicados em inglês foram incluídos. As CTPD têm como características marcantes a capacidade de proliferação, clonogênica, autorrenovação e diferenciação em diversos tipos celulares como osteoblastos, condrócitos, adipócitos, odontoblastos, células neurais; tornando-se uma alternativa promissora no tratamento de diversos distúrbios e doenças. Podem ser criopreservadas por longos períodos, porém, a coleta e armazenamento devem ser feitos seguindo protocolos confiáveis a fim de preservar suas propriedades. Entretanto, mesmo com a utilização de diversos materiais que estão sendo estudados e analisados, ainda não existe um manejo ideal para seu uso. Pode-se concluir que o uso das CTPD usadas para reparo óssea é considerado um procedimento bem sucedido, embora essas células sejam uma fonte promissora para medicina regenerativa, ela ainda não é capaz de garantir manejo clinico adequado, necessitando de maiores estudos, para o desenvolvimento de protocolos terapêuticos clínicos seguros e de eficácia previsível.
Descrição: BARBOSA, Lucas Almeida. Odontologia regenerativa: uso de células tronco da polpa dentária na reconstrução óssea. 2019. 41 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21078
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Lucas Almeida Barbosa.pdf956.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.