Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21084
Título: | Atendimento odontológico a pacientes com transtornos mentais em clínica-escola: uma revisão narrativa |
Autor(es): | Maceno, Sara Ramona Rodrigues De |
Palavras-chave: | Assistência Odontológica para Pessoas com Deficiências Clínica- escola Transtornos Mentais. |
Data do documento: | 12-Jun-2019 |
Resumo: | Paciente com necessidade especial é todo o indivíduo que possui alteração física, intelectual, social ou emocional que necessita de educação especial e instruções suplementares temporárias ou definitivas. Dentre estes, o paciente com transtornos mentais são tidos como especiais por causa da sintomatologia que tais transtornos apresentam, além da ausência de contexto sócio familiar. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão narrativa sobre o atendimento odontológico a pacientes com transtornos mentais em seus principais aspectos, bem como os obstáculos encontrados para tal, que implicam diretamente no reaprender a cuidar do paciente. Em se tratando de uma revisão narrativa, não foram usados critérios explícitos e sistemáticos para a busca e análise da literatura. De forma que a seleção final contou com 42 artigos e outras fontes no intervalo de 1972 a 2019 que atenderam ao questionamento: “Como se dá o tratamento odontológico ao paciente com transtorno mental?”, após serem utilizados combinadamente os descritores: pessoas com necessidades especiais; transtornos mentais; atendimento odontológico e clínica escola. Existe um grande número de pacientes com deficiência que procuram por atendimento odontológico que, ainda assim apresentam algumas limitações, sejam elas físicas ou psíquicas, possuem direito à inclusão. Atender a essa demanda requer um maior preparo profissional necessitando realizar um atendimento mais humanizado. Esse trabalho, finalmente, mostra as dificuldades em concluir um tratamento com pacientes especiais, com ênfase em um paciente com transtorno mental, da Clínica de Pacientes com Necessidades Especiais da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VIII, e a importância de tais profissionais. É de grande importância a presença de componentes curriculares, teóricos e práticos, nos cursos de Odontologia que visem ao preparo do acadêmico no atendimento a pacientes especiais, grande parcela da população do Brasil, de forma a lhes proporcionar a melhor qualidade de vida possível. |
Descrição: | MACENO, Sara Ramona Rodrigues De. Atendimento odontológico a pacientes com transtornos mentais em clínica-escola: uma revisão narrativa. 2019. 24 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21084 |
Aparece nas coleções: | 66 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- Sara Ramona Rodrigues de Maceno.pdf | 371.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.