Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21087
Título: Atividades experimentais investigativas no ensino da física: um relato de experiência
Autor(es): Costa, Paulo Sergio da Cruz
Palavras-chave: Atividades experimentais investigativas
Ensino de Física
Problematização
Data do documento: 28-Fev-2015
Resumo: Apresentamos o relato de uma experiência pedagógica vivenciada durante algumas intervenções realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira, na cidade de Nova Floresta - PB, com um grupo de alunos Ensino Médio. Foram trabalhados três temas relativos a conteúdos de Física, a partir de uma abordagem experimental investigativa e problematizadora. As atividades foram realizadas em três etapas, onde em cada uma delas foram desenvolvidas oficinas inspiradas na construção de aparatos experimentais. Na primeira, foi realizada uma oficina, na qual os alunos puderam construir de um captador de raios solares, manuseá-lo, fazer observações e discuti-las. Na segunda etapa foi realizada a oficina na qual os alunos construíram um aquecedor solar, partindo das observações e discussões da primeira etapa, foi realizada a atividade experimental que resultou no aquecimento da água e foram discutidas as possibilidades de levar essa proposta para situações reais. Na terceira etapa, foi realizada a oficina que teve como proposta a construção de um foguete de garrafa PET. Dessa vez, os alunos discutiram alguns aspectos relativos ao movimento do foguete e realizaram uma análise vetorial desse movimento. Ao longo do desenvolvimento das atividades experimentais foram surgiram as concepções dos alunos sobre os conceitos as quais serviram como ponto inicial das discussões. A realização das atividades experimentais, com abordagem investigativa permitiu a interação de outros conteúdos das afins, como os da química e da biologia de forma interdisciplinar e a análise das respostas dos alunos indicam que as atividades foram importantes para a aprendizagem dos conceitos envolvidos. A postura dialógica do professor, bem como, a participação ativa dos alunos ao longo do processo foram elementos fundamentais para que os alunos conseguissem exporem suas ideias, terem autonomia e darem sugestões na construção dos aparatos experimentais, dessa forma, tiveram a oportunidade de colocar em prática a construção do conhecimento através das atividades experimentais
Descrição: COSTA, Paulo Sérgio da Cruz. Atividades experimentais investigativas no ensino da física: um relato de experiência. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21087
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Sérgio da Cruz Costa.pdfPDF - Paulo Sérgio da Cruz Costa646.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.