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dc.contributor.authorFagundes Filho, Inacio-
dc.date.accessioned2019-11-07T18:57:14Z-
dc.date.available2019-11-07T18:57:14Z-
dc.date.issued2017-09-
dc.identifier.otherCDD 372.890-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21089-
dc.descriptionFAGUNDES FILHO, Inácio. Cultura afro-brasileira: da música popular aos livros didáticos. 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia é resultante de uma inquietação adquirida ao longo dos anos de docência na escola pública da rede estadual paraibana e ao cursar Especialização em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual da Paraíba, campus de Campina grande. Objetivou analisar e compreender como acontece o processo de divulgação da cultura afro – brasileira na rede pública através do livro didático e como a música popular brasileira trata esse tema, no ambiente escolar como essas informações são analisadas. O estudo de cunho interdisciplinar contou com uma elaboração teórica das leis e conceitos étnicos, literatura, musicalidade e letramento literário, em diálogo com as teorias da complexidade, da interdisciplinaridade de Fazenda e da transdisciplinaridade. A pesquisa é de caráter qualitativo e do tipo estudo de caso, a partir de uma bibliografia com observação e análise de obras. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: análise documental de livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio (2013), músicas do repertório popular brasileiro, a Lei 10. 639/ 03, A Lei 9.394/ 96. Os resultados apontam que o processo de direcionamento de leitores na perspectiva do uso acanhado de elementos da cultura afrodescendente como a falta de estilos musicais como funk, reggae, samba, pagode e axé, ou ainda textos que enfatizem religiões de matizes africanas, portanto, percebemos que ainda perduram resquícios do paradigma tradicional em detrimento de uma prática de formação de leitores pautada no paradigma educacional emergente, conforme sugere os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação para temas transversais: Pluralidade Cultural (1997). Este estudo revelou também que a concepção de interdisciplinaridade e trandisciplinaridade que norteia toda a proposta curricular da escola encontra dificuldades institucionais para sua efetivação, porém é perceptível que as práticas de leitura permeiam todos os espaços educacionais na escola.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Auricélia Lopes Pereirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectCultura africanapt_BR
dc.subjectPreconceito racialpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleCultura afro-brasileira: da música popular aos livros didáticospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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