Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21089
Título: | Cultura afro-brasileira: da música popular aos livros didáticos |
Autor(es): | Fagundes Filho, Inacio |
Palavras-chave: | Cultura afro-brasileira Cultura africana Preconceito racial Livro didático |
Data do documento: | Set-2017 |
Resumo: | Esta monografia é resultante de uma inquietação adquirida ao longo dos anos de docência na escola pública da rede estadual paraibana e ao cursar Especialização em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual da Paraíba, campus de Campina grande. Objetivou analisar e compreender como acontece o processo de divulgação da cultura afro – brasileira na rede pública através do livro didático e como a música popular brasileira trata esse tema, no ambiente escolar como essas informações são analisadas. O estudo de cunho interdisciplinar contou com uma elaboração teórica das leis e conceitos étnicos, literatura, musicalidade e letramento literário, em diálogo com as teorias da complexidade, da interdisciplinaridade de Fazenda e da transdisciplinaridade. A pesquisa é de caráter qualitativo e do tipo estudo de caso, a partir de uma bibliografia com observação e análise de obras. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: análise documental de livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio (2013), músicas do repertório popular brasileiro, a Lei 10. 639/ 03, A Lei 9.394/ 96. Os resultados apontam que o processo de direcionamento de leitores na perspectiva do uso acanhado de elementos da cultura afrodescendente como a falta de estilos musicais como funk, reggae, samba, pagode e axé, ou ainda textos que enfatizem religiões de matizes africanas, portanto, percebemos que ainda perduram resquícios do paradigma tradicional em detrimento de uma prática de formação de leitores pautada no paradigma educacional emergente, conforme sugere os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação para temas transversais: Pluralidade Cultural (1997). Este estudo revelou também que a concepção de interdisciplinaridade e trandisciplinaridade que norteia toda a proposta curricular da escola encontra dificuldades institucionais para sua efetivação, porém é perceptível que as práticas de leitura permeiam todos os espaços educacionais na escola. |
Descrição: | FAGUNDES FILHO, Inácio. Cultura afro-brasileira: da música popular aos livros didáticos. 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21089 |
Aparece nas coleções: | 94 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Inácio Fagundes Filho.pdf | PDF - Inácio Fagundes Filho | 600.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.