Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21092
Título: Cantinho da leitura como espaço de encantamento da aprendizagem: relato de experiência do pacto nacional pela alfabetização na idade certa PNAIC/Pícui-PB.
Autor(es): Dantas, Marcos Antonio de Farias
Palavras-chave: Leitura infantil
Políticas públicas
PNAIC
Data do documento: 26-Fev-2015
Resumo: Esta Monografia é resultado da análise das atividades desenvolvidas no Cantinho da Leitura, como uma das ações sugeridas durante a formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e tem por finalidade apresentar as estratégias de leitura, como práticas cotidianas desenvolvidas nas salas de aula e socializadas pelos professores durante os encontros de formação; verificar as contribuições para o processo de alfabetização de crianças do ciclo de alfabetização; e envolver os estudantes no mundo da leitura, de forma a despertar o prazer e o encantamento pela leitura, tornando-os leitores proficientes e críticos. A pesquisa foi realizada nas turmas de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, em 11 escolas (rurais e urbanas) do município de Picuí – PB. O presente estudo é classificado como pesquisa predominantemente interpretativa, na qual fizemos o uso da abordagem qualitativa. Para tanto, nos firmamos na concepção de gêneros enquanto práticas sociais discursivas, tendo Bakhtin (1992) como referencial para o trabalho com a língua numa perspectiva interacional. No que concerne às estratégias de leitura e a literatura, utilizamos os estudos de Solé (1998), Kleiman (1996), Freire (1989), Gregorin Filho (2010), Soares (1998), Zilberman (2007), Cavalcanti (2009); e para as orientações sobre o ensino de Língua Portuguesa nos fundamentamos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e nos Cadernos de Estudo do PNAIC (2012). O Estudo focalizou na aplicação das atividades sugeridas pelo PNAIC e obteve como resultado: o gosto pela leitura, a ampliação da apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e o desenvolvimento das relações sociais e culturais dos estudantes do ciclo de alfabetização.
Descrição: DANTAS, Marcos Antonio de Farias. Cantinho da leitura como espaço de encantamento da aprendizagem: relato de experiência do pacto nacional pela alfabetização na idade certa PNAIC/Pícui-PB. 2015. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21092
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcos Antonio de Farias Dantas.pdfPDF - Marcos Antonio de Farias Dantas2.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.