Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21094
Título: Ressignificando os arquivos da cidade de Fagundes: História do povo e marcas da identidade cultural
Autor(es): Dantas, João Andrei
Palavras-chave: História cultural
Memória
Fagundes
Cultura popular
Data do documento: 18-Out-2014
Resumo: Fagundes é uma cidade pequena e pacata, e tem sua história praticamente desconhecida pelos seus habitantes, na qual muitos nem sequer sabem o ano de sua emancipação política. Como historiador e pesquisador esta falta de informação da cidade era preocupante, já que o fascínio pelo campo histórico, que chamamos de História Cultural, fez com que escolhêssemos essa corpus para representar à história dos levantes populares e da Pedra de Santo Antônio, na cidade de Fagundes. Nosso objetivo principal, no entanto, é ressignificar a memória e identidade da cidade de Fagundes através dos arquivos históricos (fotos, documentos, entrevistas). Portanto, nossa fundamentação teórica baseia-se em Melo (2000), Pasavento (2003), Joffily (1977) e Monteiro (1995). A análise nos mostra que os levantes populares foram, definitivamente, marcantes na vida dos habitantes fagundenses. Notamos que, depois de mais de século e meio do seu primeiro levante popular, o “Ronco da Abelha”, as pessoas ainda se lembram do que se tratava, tornaram-se marcas e identidade cultura de um povo. O mesmo pode ser afirmado sobre o “Quebra-Quilos”, o mais conhecido desses movimentos.
Descrição: DANTAS, João Andrei. Ressignificando os arquivos da cidade de Fagundes: História do povo e marcas da identidade cultural. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21094
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Andrei Dantas.pdfPDF - João Andrei Dantas2.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.