Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21105
Título: Estrangeirismos no livro didático de lingua portuguesa: aspectos sociocomunicativos e diversidade
Autor(es): Santos, Israel Almeida dos
Palavras-chave: Estrangeirismo
Livro didático
Diversidade linguística
Data do documento: 14-Fev-2015
Resumo: Este estudo tem como objetivo refletir sobre o uso de itens e expressões lexicais em inglês utilizados na proposta dos livros didáticos de língua portuguesa, na educação básica. Pretendendo-se analisar a forma como o estrangeirismo e termos do inglês são abordados nas propostas do livro didático de língua portuguesa, enquanto prática lingüística, dentro da perspectiva da sociolingüística. Será considerada a noção de língua dentro dos seus espaços de ocorrência, sob as influências das transformações do mundo globalizado e tecnológico, no qual, na maioria das vezes, contribuem para o enriquecimento da língua, a diversidade cultural, levando a uma melhor interação entre os indivíduos, mesmo que alguns venham ainda a afirmar que tais transformações não sejam tão positivas, mesmo que alguns possam alegar que o estrangeirismo pode até imbuir a língua de certa descaracterização. Espera-se com este trabalho de base nas concepções da sociolinguística, ampliar positivamente a ideia sobre estes fenômenos de usos da língua, podendo assim contribuir para um melhor entendimento do seu uso e de sua diversidade.
Descrição: SANTOS, Israel Almeida dos. Estrangeirismos no livro didático de língua portuguesa: aspectos sociocomunicativos e diversidade. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21105
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Israel Almeida dos Santos.pdfPDF - Israel Almeida dos Santos1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.