Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21106
Título: Da teoria a prática: o uso de atividades experimentais para os alunos de 1 ano do ensino médio na cidade de Santa Cruz-PB
Autor(es): Dantas, Tiago Andrade
Palavras-chave: Ensino de Física
Atividades experimentais
Laboratório
Data do documento: 12-Jul-2014
Resumo: Diversos teóricos contemporâneos tem apontado uma nova tendência que contribui para um melhor aprendizado nas aulas de Física, que são o desenvolvimento das atividades experimentais, tais atividades visam sobre tudo, despertar o interesse do aluno pelas experiências e acima de tudo desenvolver seu pensamento crítico em relação ao cotidiano, contribuindo para um melhor aprendizado e despertando no educando o interesse pela pesquisa, reconhecendo nas atividades desenvolvidas como uma mola propulsora para a construção do conhecimento. Por perceber que, a ausência de atividades experimentais é um dos fatores que contribuem para aumentá-la a dificuldade dos educandos em compreender as leis e teorias da física e o interesse pela disciplina no ensino médio é que dedicou-se a essa temática um olhar direcionado a um dos fatores que contribuem para o baixo interesse dos educandos. O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar as atividades experimentais desenvolvidas e suas contribuições para os alunos do 1 ano do ensino médio para a compreensão dos conceitos físicos trabalhados durante o ano letivo. Sendo os objetivos específicos: Identificar as atividades experimentais realizadas para os alunos do 1 ano; escrever como essas atividades foram desenvolvidas;Identificar a importância dessas atividades para o ensino de Física e analisar o impacto dessas atividades na aprendizagem dos alunos. O estudo foi de natureza qualitativa, de caráter descritivo – exploratório. Realizada junto aos educandos da 1ª série do ensino médio, da referida escola. Como instrumento de coleta de dados, foi realizada um entrevista semi-estruturada com 08 alunos, que concordaram em participar da pesquisa. As falas foram transcritas e trabalhadas com a técnica de Analise de Conteúdo. Ao final surgiram quatro categorias. Como resultado do tema em questão verificou-se que o professor de física não realiza atividades experimentais no laboratório nem em sala de aula, fragmentando a relação teoria/prática do processo ensino e aprendizagem em física. Os alunos consideram a realização dessas atividades importantes para o seu aprendizado e para a melhoria da qualidade de ensino de física e dinâmica das aulas de ciências.Portanto, o(s) professor(es) necessitam refletir sobre sua prática educativa, na tentativa de repensar e/ou desenvolver atividades e/ou ações voltadas para o desenvolvimento dessas atividades no ensino.
Descrição: DANTAS, Tiago Andrade. Da teoria a prática: o uso de atividades experimentais para os alunos de 1 ano do ensino médio na cidade de Santa Cruz-PB. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21106
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tiago Andrade Dantas.pdfPDF - Tiago Andrade Dantas755.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.