Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2112
Título: Produção da bananeira nanica (1º ciclo) em função da aplicação de doses de biofertilizantes líquidos
Autor(es): Medeiros, Aldair de Souza
Palavras-chave: Banana
Adubação orgânica
Solo
Data do documento: 3-Out-2013
Resumo: Objetivou-se com este trabalho, estudar os efeitos de 5 tipos e 10 doses de biofertilizantes na produção da bananeira Nanica (1º ciclo). O experimento foi conduzido, em condições de campo, durante o período de 20 de março de 2010 à maio de 2011, no Centro de Ciências Humanas e Agrárias - CCHA, pertencente a Universidade Estadual da Paraíba -UEPB, Campus-IV, Catolé do Rocha-PB. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados, com 50 tratamentos, no esquema fatorial 5 x 10, com quatro repetições, totalizando 200 parcelas experimentais. As produções dos biofertilizantes foram de forma anaeróbia e as adubações foram realizadas, no colo da planta, um intervalo de aplicação de 60 dias, com os tipos e as doses de biofertilizantes pré-determinadas. O valor do número de frutos por planta aumentou com o incremento da dose do biofertilizante B4 até um limite ótimo, decrescendo a partir desse ponto; o peso total de pencas por cacho aumentou linearmente com o incremento da dose de biofertilizante, atingindo o valor maior máximo na dose máxima; o peso médio de penca aumentou linearmente com o incremento da dose do biofertilizante B2, atingindo o maior valor na dose máxima; o peso médio do fruto e o peso do fruto médio aumentaram linearmente com o aumento da dose do biofertilizante B5, atingindo os maiores valores na dose máxima; o peso médio do fruto e o peso do fruto médio foram às únicas variáveis de produção afetadas de forma significativa pelos tipos de biofertilizante aplicados; a aplicação de biofertilizante enriquecido com uma maior diversidade de ingredientes (B5) proporcionou maior peso médio do fruto e peso do fruto médio.
Descrição: MEDEIROS, A. S. Produção da bananeira nanica (1º ciclo) em função da aplicação de doses de biofertilizantes líquidos. 2012. 58f. Monografia (Graduação em Ciências Agrárias) – Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2112
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aldair de Souza MedeirosPDF - Aldair de Souza Medeiros2.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.