Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21120
Título: Atividades educativas na promoção de saúde do trabalhador no contexto da mobilidade urbana
Autor(es): Melo, Inglidy Rennaly Maciel
Palavras-chave: Mobilidade urbana
Saúde do trabalhador
Doenças crônicas não transmissíveis
Data do documento: 1-Out-2018
Resumo: As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DNCT) representam problema de saúde pública, responsável por agravos, comprometimento do bem-estar e da qualidade de vida da população. Objetivou-se realizar ações educativas em saúde para prevenção de doenças e promoção de saúde entre os trabalhadores usuários do transporte público numa cidade do interior da Paraíba. Utilizou-se Metodologia Ativa do tipo Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) na assistência de 584 trabalhadores que se encontravam no Terminal de Integração de ônibus público na área central da cidade de Campina Grande – PB no período de agosto a dezembro de 2017. Na primeira etapa, o trabalhador foi abordado e convidado a participar voluntariamente da intervenção, caso positivo, era conduzido ao acolhimento, a fim de traçar o perfil social do assistido. No segundo momento, aferiu-se pressão arterial e foram anotadas as medidas antropométricas. Por último, o assistido era sabedor da sua situação quanto ao Índice de Massa Corpórea e níveis pressóricos, recebendo orientações acerca da necessidade de adoção de hábitos de vida saudáveis. Dos assistidos, 69 e 31% eram do sexo feminino e masculino, respectivamente. Destes, 46,6% da população masculina apresentou sobrepeso, 16% obesidade grau I, 7,2% obesidade grau II e 1,65% obesidade grau III. Enquanto no sexo feminino, 38,2% apresentou sobrepeso, 19,6% obesidade grau I, 8,7% obesidade grau II e 1,24% obesidade grau III. Quanto à observação dos níveis pressóricos, 85,60% e 68,23% da população masculina e feminina, respectivamente, apresentou níveis pressóricos elevados. Através da realização de ações educativas em saúde, foi possível prevenir as DCNT e seus agravos, colaborando para adoção de hábitos saudáveis e manutenção do bem-estar da população.
Descrição: MELO, I. R. M. Atividades educativas na promoção de saúde do trabalhador no contexto da mobilidade urbana. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21120
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Inglidy Rennaly Maciel Melo.pdfPDF - Inglidy Rennaly Maciel Melo671.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.